Certel registrou o maior sinistro por temporal nos 61 anos de história

1872
Em vários locais, árvores atingiram fios e derrubaram postes, causando inúmeros estragos

O Centro de Operação do Sistema Elétrico da Certel informou, no fim da tarde, que até as 20 horas de hoje (04/10), todos os associados/consumidores de energia da cooperativa estarão com sua energia elétrica restabelecida. Este foi o maior sinistro por temporal na história de 61 anos da Certel Energia, com 72% dos associados atingidos por falta de luz.

Desde domingo (01/10), em torno de 140 profissionais, entre equipes de emergência, turmas de rede, apoio técnico e atendentes de 0800, dedicam-se a restabelecer o fornecimento. O serviço está sendo finalizado hoje (04/10).

Este foi o maior sinistro causado por um temporal na história de 61 anos da cooperativa, pois o vendaval atingiu simultaneamente os 48 municípios dos Vales do Taquari, Caí, Rio Pardo, Paranhana e Serra, abrangidos pela Certel.

Aproximadamente 45 mil associados (72% do total) sofreram interrupção no fornecimento de energia elétrica. Destes, em torno de 40 mil tiveram a energia restabelecida durante a noite de domingo e a madrugada de segunda-feira, dia 2. Os outros 5 mil consumidores foram atendidos segunda, terça e quarta-feira, em função da distância das ocorrências, muitas delas no interior dos municípios.

O temporal danificou 70 postes de concreto e 18 transformadores. A Central de Atendimento ao Consumidor recebeu, desde às 17h de domingo até hoje, 3.500 ligações de associados informando falta de energia.

O presidente da Certel, Erineo José Hennemann, destaca o êxito da operação de restabelecimento, que agilmente resolveu todos os problemas. “Nossa gratidão aos colaboradores e associados, bem como à imprensa, que auxiliou nas divulgações e contribuiu com os trabalhos da cooperativa, principalmente, orientando os associados nas situações em que o telefone de emergência 0800 516300 esteve fora do ar por problemas técnicos da operadora. Estamos determinados a oferecer o melhor a todo o quadro social, e continuaremos investindo para modernizar cada vez mais a rede elétrica que abastece os nossos mais de 60 mil associados/consumidores”, enaltece.

Municípios mais afetados
Entre os municípios mais prejudicados, estiveram Barão, Salvador do Sul, Carlos Barbosa, Poço das Antas, Garibaldi, Westfália, Teutônia, Boa Vista do Sul, Travesseiro, Capitão, Pouso Novo, Boqueirão do Leão, Gramado Xavier, Sério, Canudos do Vale, Forquetinha, Lajeado, Santa Clara do Sul, Marques de Souza e Progresso.

Contato
A Certel lembra aos associados que contatos de emergência podem ser realizados através do telefone gratuito 0800 516300 ou da Agência Virtual, no site www.certel.com.br.

- publicidade -