5º Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas comemora resultados

Evento em Estrela contou com a participação de mais de 150 profissionais de 32 municípios que desenvolvem os trabalhos na área de Saúde Mental

Foram mais de 150 participantes de 32 municípios

Estrela sediou, ao longo da terça-feira (10), o 5º Encontro Regional de Oficinas Terapêuticas, este ano promovido pelo Governo local através da Secretaria Municipal da Saúde, e pelo Fórum Regional de Saúde Mental, da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. A programação desenvolvida na sede social da Sociedade Ginástica (Soges) contou com a participação de mais de 150 profissionais envolvidos direta e indiretamente nas chamadas Oficinas Terapêuticas e Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) de 32 municípios. Avaliação geral é de que resultados foram satisfatórios, muito pela realização de atividades até então não realizadas como também pelos temas trabalhados. A ação marcou a passagem do Dia Mundial da Saúde Mental. A edição 2018 ainda não tem data e município sede definidos.

Pela manhã, um café de recepção deu as boas vindas aos psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais, oficineiros e outros participantes do evento, que em seguida conferiram uma apresentação do Coral do Caps de Estrela, que é uma oficina terapêutica com mais de dez anos de atuação. Após a abertura oficial, que contou com a presença, entre outros, do secretário municipal da Saúde de Estrela, Elmar Schneider; e do coordenador da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ramon Zuchetti; foi realizada a palestra “Arteterapia: a criatividade como fonte de saúde e novas possibilidades de vida”, ministrada pela terapeuta ocupacional Ana Cristina Nunes, do Caps de Tramandaí.  À tarde, após a pausa para o almoço, os trabalhos foram retomados com uma dinâmica de grupo, quando divididos em 16 grupos os participantes confeccionaram mandalas coletivas, numa ação comandada pelo arquiteto, escritor e instrutor de meditação Jeferson Queiroz e a terapeuta holística, mestre em reiki e proprietária do TAO – Terapias Integradas, Rúbia Meinertz.

A psicóloga Mariana Mazzarino, coordenadora da Saúde Mental de Estrela, destacou o resultado do encontro. “Recebemos ótimos retornos, tanto dos participantes como dos responsáveis pelas oficinas nos municípios, e também da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde. Muito pela organização e as atividades desenvolvidas ao longo do dia, como das mandalas, que trabalharam os nossos objetivos do encontro de uma forma inédita até então”, avalia a psicóloga Mariana Mazzarino, coordenadora da Saúde Mental de Estrela. “Foi um dia especial, onde o ‘cuidador’ pode refletir, aprender, se emocionar, enfim, cuidar um pouco de si e agora levar isso para seus grupos de trabalho”, define.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui