Cooperativas Escolares seguem com capacitação

Integrantes das cinco cooperativas continuam com a discussão de temas pontuais. Participarão nos próximos dias de eventos públicos em Nova Petrópolis e Estrela

753
Alunos das cinco cooperativas passaram por nova capacitação

O Programa Cooperativas Escolares, parceria entre Sicredi Ouro Branco e Prefeitura de Estrela, através da Secretaria Municipal de Educação (Smed), segue com sua programação. Os membros das cinco cooperativas estudantis estrelenses, oficialmente fundadas nos últimos dias em assembleias, continuam com a capacitação, agora no estudo e discussão de temas mais pontuais. Nos dias 21 e 30 deste mês os mesmos também participarão de eventos públicos e regionais em Nova Petrópolis e Estrela.

São cinco as cooperativas escolares surgidas no programa que se desenvolveu ao longo do ano: Cooperdiel (Emef Arnaldo José Diel); Coopej (Emef Pedro Jorge Schmidt – Distrito da Delfinada); Coopeluther (Colégio Martin Luther); Coopstar (Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer); CSA Cooper (Colégio Santo Antônio). Nesta sexta-feira (17) foi realizada a penúltima etapa da capacitação anual, onde o tema foi o caixa das cooperativas e tudo que envolve o gerenciamento do mesmo. Uma nova capacitação está agendada para o dia 22.

Assembleias Públicas

Na próxima terça-feira (21), os integrantes das cooperativas estudantis de Estrela irão a Nova Petrópolis, conhecida como a capital do cooperativismo, participar da Conferência Estadual, que contará com a presença das representantes formados nos diversos núcleos do programa. E no dia 30, em Estrela, ocorrerá a apresentação oficial das Cooperativas Escolares à comunidade estrelense. O evento está agendado para o ginásio Colégio Santo Antônio, a partir das 20h.

Saiba Mais

O programa Cooperativas Escolares, fomentado pela Sicredi Ouro Branco, visa a criação de associações de estudantes. Estas têm finalidade educativa, nas quais alunos são incentivados a desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos jovens associados. Também trabalham a formação de futuros líderes, gestores, empreendedores e cidadãos. Através destas organizações os estudantes vivenciam princípios do cooperativismo, participam do desenvolvimento de projetos, oficinas e trabalham disciplinas como gestão, educação financeira, cooperativismo e outras. A adesão das escolas é voluntária e as cooperativas são formadas somente por alunos. Estes têm suporte pedagógico para a implantação e desenvolvimento do programa e um professor orientador. Com as representantes estrelenses, o Estado supera a marca das 90 Cooperativas Escolares.

Cooperativas Escolares estrelenses

Emef Arnaldo José Diel – Linha Lenz (Cooperdiel)

Emef Pedro Jorge Schmidt – Distrito da Delfina (Coopej)

Emef Cônego Sereno Hugo Wolkmer – Bairro Auxiliadora (Coopstar)

Colégio Martin Luther (Coopeluther)

Colégio Santo Antônio (CSA Cooper)

- publicidade -