Aberta mostra fotográfica que homenageia os 40 anos da Banda de Estrela

Exposição pode ser visitada até o próximo dia 15 de dezembro, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann

779
Banda conta hoje com 15 componentes e é regida por Bernardo Hunecke

Foi aberta, no final da tarde desta quarta-feira (22.11), a mostra fotográfica Banda de Estrela 40 anos. Organizada pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), apresenta 100 fotos – algumas cedidas por Pedro Birck e Otélio da Rosa – as quais contam a história da banda, criada oficialmente em 30 de novembro de 1977, pela Lei Municipal nº 1533/77. As atividades, no entanto, iniciaram em 1975, como relatou um de seus fundadores, José Itamar Horn (Biti). Ele prestigiou a abertura, junto com Pedro Birck, que ainda integra o grupo, e os ex-integrantes Rubem Diedrich e Otélio Rodrigues da Rosa.
Conforme a historiadora da Secultur, Letícia de Oliveira, este é um resgate importante para o município e uma oportunidade para que a população conheça sua história. “Temos que nos orgulhar de ter uma banda com tantos anos de atividades e músicos tão talentosos. É preciso valorizá-los e homenageá-los, e por este motivo a mostra teve início no dia 22, quando se comemora o Dia do Músico”, ressalta. Conforme Letícia, algumas fotos não estão identificadas. Por isto, foram numeradas para que os visitantes que acompanharam a trajetória da banda possam colaborar com informações.

Encontro de bandas
Dentro da programação dos 40 anos, destaque para o Encontro de Bandas e Orquestras do Vale – Musikanten Treffen – agendado para o dia 26 (domingo), das 16h às 19h, no Parque Princesa do Vale. Participarão do evento, além da Banda de Estrela, as de Encantado, Bom Retiro do Sul e Travesseiro.
Desde 2007 a Banda de Estrela é regida por Bernardo Hunecke. Conta com 15 componentes e seu repertório evidencia músicas do folclore alemão. Os ensaios são realizados nas terças-feiras, no Centro de Cultura e Turismo Bertholdo Gausmann. Arnaldo Eidelwein foi seu fundador, junto com Gerson Thomaz de Carvalho. Ele assumiu como maestro após a saída do regente Gerson Carvalho (Pernambuco). Posteriormente foi regida por Otélio da Rosa. Destaque, em sua trajetória, para a gravação de um disco em 1982, nos estúdios da Isaec, intitulado “Isto é Estrela”. Em 2002 ela foi desativada, retomando suas atividades em 2007, vinculada ao Núcleo Cultural.

- publicidade -