Audiência Pública discutirá futuro do transporte coletivo urbano em Estrela

Encontro agendado para dia 19 será o último no processo de elaboração do edital que ditará as normas do serviço no município

1113
Futuro do transporte coletivo em Estrela estará em debate

Será realizada no próximo dia 19, às 18h30min, na Câmara de Vereadores de Estrela, Audiência Pública relativa à concessão da exploração do sistema de transporte coletivo urbano o município. Trata-se da terceira da terceira etapa de um total de quatro no processo que ditará as novas normas do serviço em Estrela, que se seguirá com a publicação do Edital Licitatório. A ação faz parte do plano maior que envolve todo o sistema viário municipal, intitulado Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana (PlanMob), desenvolvido pela a Secretaria Municipal de Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade), por meio do Departamento de Trânsito.

Estão convidados para a audiência (em cumprimento ao artigo 5º da Lei 8987/95) cidadãos em geral, comerciantes e também representantes de instituições privadas, públicas e de demais segmentos para o debate das condições gerais do processo licitatório que ministrará os serviços, e as suas possíveis adequações.

O processo iniciou em setembro, com a Ordem de Início dos Trabalhos para a execução do estudo técnico e elaboração do projeto base que serviu de parâmetro para a futura licitação do transporte coletivo urbano de Estrela. Diversas reuniões entre o Departamento de Trânsito e a Procidades – contratada para realizar o estudo – e também empresas de transporte que atuam no serviço no município se seguiram. Uma pesquisa de campo para apurar o atual contexto do transporte coletivo também foi realizada, com uma análise de todos os modos de transporte, motorizados e não, de pessoas e cargas, público e privado, coletivo e individual, equipamentos de apoio e tudo o que envolve o sistema e as exigências legais.

Entre as questões do estudo estavam a avaliação das rotas para atendimento aos bairros de maior densidade demográfica, fluxo de trânsito, distâncias e outras características da demanda local, como topografia, horários de pico, tipo das vias, tamanho da frota necessária, custos e todas as variáveis que fazem parte e interferem na disponibilização do serviço à comunidade, como sinalizações, paradas, locais com travessia de pedestres, e mesmo uma análise dos futuros loteamentos que possam ser realizados no perímetro urbano, que igualmente terão que ter o sistema viário planejado e atendido. Dados gerais que foram utilizados também para a elaboração da lei municipal que normatiza os trabalhos. Agora a Audiência Pública colherá as últimas sugestões e informações para a adequação do projeto e a futura publicação do Edital de Licitação.

- publicidade -