UFSM divulga lista com nomes de feridos e quem não embarcou na viagem a Imigrante

2212
Crédito: Ariana de Oliveira

A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) confirmou na noite desta sexta-feira (4/4) a identidade dos 26 passageiros feridos no grave acidente com um ônibus da instituição ocorrido no município de Imigrante, no Vale do Taquari.

A lista, divulgada pela própria universidade, inclui estudantes e docentes do curso técnico em Paisagismo do Colégio Politécnico, que participariam de visita técnica ao Cactário Horst. O ônibus transportava 33 pessoas no momento da tragédia, sendo que quatro nomes da lista inicial de viagem não embarcaram em Santa Maria – cujos nomes também não foram divulgados.

O acidente, que ocorreu por volta das 10h48 no trecho sinuoso da rodovia Acesso 9130, deixou sete mortos – seis mulheres e um homem – cujas identidades ainda estão sendo confirmadas pelo Instituto Geral de Perícias (IGP) e pela UFSM. A prioridade é avisar e acolher as famílias.

A universidade decretou luto oficial de três dias e suspendeu todas as atividades acadêmicas e administrativas nesta sexta-feira e sábado. Apenas os serviços essenciais seguirão em funcionamento.

Como forma de acolhimento, a UFSM montou um espaço de atendimento às famílias dos envolvidos no acidente, localizado no bloco A do Colégio Politécnico, no campus sede em Santa Maria. As viagens oficiais também estão suspensas por tempo indeterminado.

Entre os relatos de sobreviventes, a estudante Isabela Morais descreveu, ao Diário de Santa Maria, os momentos de desespero dentro do ônibus. Segundo ela, o veículo demonstrava sinais de instabilidade logo após o trevo de Imigrante. “O ônibus estava indo para os lados. O pessoal já ficou com medo. Todos se sentaram, quem tinha cinto para colocar, colocou. Eu não achei cinto no meu banco. E foi tudo muito rápido, ele perdeu o controle e caiu”, contou.

Ela também descreveu o cenário após o acidente como caótico: “Havia muita gente no chão, fora dos bancos, em cima, embaixo. Tinha gente gritando, gente que não se mexia”.

A Polícia Civil investiga as causas do acidente. A principal suspeita é de falha ou sobrecarga no sistema de freios do veículo, conforme relatado pelo próprio motorista aos socorristas. O trecho onde ocorreu o acidente é conhecido por sua periculosidade, com mais de 35 curvas em um percurso de 4 km entre a RSC-453 (Rota do Sol) e o Centro de Imigrante. Moradores e autoridades locais voltam a cobrar a instalação de caixas de brita como medida de contenção para evitar novas tragédias.

Lista dos 26 passageiros sobreviventes

ANA CASSIA MULLER
CELMAR BORGES EISENHARDT
CÉSAR AUGUSTO VIELMA INFANTE
CRISTINA ZANINI SANTANA
DANIELA GRACIOLI
DELMA DA SILVA DA SILVA
ELIANE RAVAZI MATOS
ÉMERSON ANDRADE DOS SANTOS
GABRIELA DALCIN MARQUES
GABRIELA HENNING OSMARI
LIANDRA GABRIELE DOS SANTOS
LUCAS JACOBI DALCIN
MARIA ELIANE SAVEGNAGO
MARLON DORNELLES RIBAS
ROBERTA FORTES DALMOSO
VANESSA RODRIGUES PUCCI
VERA CONCEIÇÃO GOÉS MARIO
DENISE ESTIVALETE CUNHA
MARÍLIA MILANI
MARCIA LENIR GERHARDT
KARINA VIEIRA DA SILVA
FERNANDA GONÇALVES DE MENEZES
TERESINHA MARIA VENDRUSCULO
MARTA DENISE MAZUIM
ISABELA MORAIS MACHADO
RODOLFO BOOP

Passageiros que não embarcaram

ANDRESSA SILVA LUCION PINCOLINI
APARECIDA NUNES MARQUES
ALINE VANESSA TOMÁS JAPUR
VIVIANE DE OLIVEIRA GARCIA

- publicidade -