
A Associação Lajeado de Esportes (ALE) se prepara para as competições de 2025. A temporada atual já começa neste sábado (11/4), com a disputa da primeira divisão do Campeonato Gaúcho Sub-17. Os lajeadenses representam Lajeado e o Vale do Taquari em diversas competições e almejam um possível ingresso no futebol profissional.
A estreia da ALE no Gauchão Sub-17 será contra o Aimoré, fora de casa, em São Leopoldo. A primeira partida como mandante está prevista para o sábado de Páscoa (19/4), contra o São Luiz de Ijuí, embora o clube tente antecipar a data por conta do feriado.
Esta é a terceira edição do Gauchão Sub-17 desde a criação do ranking da Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para as categorias de base.
A ALE está no Grupo A, ao lado do atual campeão Juventude, Grêmio, Aimoré, Apafut, Gramadense, Novo Hamburgo e São Luiz. O Grupo B é formado por Internacional, Caxias, Cruzeiro, Inter de Santa Maria, Progresso, Sulbrasil, Esportivo e Cruzeiro de Santiago.
Na primeira fase, os times se enfrentam em turno único dentro dos grupos. Os quatro melhores de cada chave avançam às quartas de final, e os dois últimos colocados na classificação geral serão rebaixados para o Sub-17 A2 de 2026. As fases finais terão jogos de ida e volta. Em 2024, a ALE ficou em 5º no Grupo B e não avançou.
O coordenador da ALE, Samuel Sebben, destaca o crescimento da equipe. “A categoria Sub-17 da ALE surgiu em 2023. Fomos campeões ao lado do Inter de Santa Maria, após a final não ser realizada por conta das enchentes. Em 2024 jogamos a primeira divisão e agora, em 2025, seguimos na principal competição e representamos não apenas Lajeado, mas toda a região” afirma.
Além do Sub-17, a ALE também disputará o estadual Sub-15, no qual foi vice-campeã em 2023, perdendo a final para o Grêmio. A estreia na nova edição está prevista para o dia 3 de maio. A equipe ainda estuda a participação na categoria Sub-20 para o segundo semestre, desta vez na Divisão de Acessos.
“Nosso foco é oferecer minutagem e oportunidades para os atletas. Muitos jovens da nossa região e de outros estados vêm para a ALE em busca de espaço. Já temos três jogadores treinando com o Lajeadense para a Divisão de Acesso e cogitamos mais empréstimos ou soluções para o aproveitamento contínuo e integral de todos”, comenta Sebben.
Embora não tenha mais vínculo institucional com o Clube Esportivo Lajeadense, a ALE mantém uma relação de parceria. Atletas e profissionais formados pela associação reforçam o elenco do clube tradicional de Lajeado. Um exemplo recente é o preparador físico da equipe Sub-17, que se juntou ao Lajeadense para a disputa da Divisão de Acessos ao Gauchão e retornará à ALE no fim da competição.
Projeto e filosofia
Samuel também revela que a entidade pensa em disputar a Terceirona Gaúcha (terceira divisão estadual) no futuro, mas com objetivos bem claros e filosofia definida: dar rodagem aos atletas da base, formar novos jogadores e sem a pressão de necessariamente subir de divisão a qualquer custo.
“A ideia não é fazer loucuras ou trazer jogadores de fora apenas para subir de divisão. Queremos manter nossa essência, formar atletas e dar oportunidades para todos. Se um atleta de 2005 ainda estiver conosco e precisar de mais tempo, ele será mantido. Mas não abriremos vagas para jogadores com 21 anos de fora do nosso projeto”, explica.
O trabalho da ALE também se destaca pelo bom relacionamento com escolinhas da região. A associação realiza parcerias com projetos como a Juventus (Teutônia), o Rui Barbosa (Arroio do Meio), Edu Fut (Santa Clara do Sul), clubes de Roca Sales e Encantado, entre outros.
“Somos parceiros das escolinhas. Se gostamos de algum atleta, conversamos com os professores. Eles continuam treinando na escolinha e vêm à ALE quando possível, sempre com prioridade de onde vieram. Queremos dar mais visibilidade, não tirar ninguém de onde está”, afirma Sebben.
A filosofia firme do clube é valorizada na região por manter o foco na base e evitar “aventuras” financeiras, muito comuns entre clubes do interior, que acabam comprometendo seus orçamentos ao tentar crescer de forma desordenada e desorganizada.
Atualmente, Douglas Bertoldi comanda as categorias Sub-17 e Sub-20. Já o Sub-15 está sob responsabilidade de Djalmo da Rosa, que assumiu após o antigo treinador da equipe ser contratado pelo Juventude.
A ALE manda seus jogos em Cruzeiro do Sul, na estrutura da Sociedade São Rafael, devido à exigência de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndios (PPCI) para partidas oficiais organizadas pela Federação Gaúcha de Futebol.