ATC vice-campeã das 500 Millas del Norte

63
O argentino German Broggi ficou na segunda colocação - Crédito: ATC / Divulgação

A Associação Teutônia Ciclismo (ATC) participou da 55ª edição das 500 Millas del Norte, prova internacional de ciclismo realizada na cidade de Artigas, no Uruguai, na fronteira com Quaraí, no RS. Foram 5 dias de provas, que iniciaram no dia 16 e encerraram em 20 de abril.

A equipe foi representada pelos gaúchos Guilherme Schramm, de Bento Gonçalves; Maiquel Mattes, de Lajeado; e Rodrigo Oliveira, de Estância Velha, além dos argentinos, German Broggi e Matías Yanes.

As provas no Uruguai costumeiramente são dinâmicas. Atletas de alto nível, pelotões enormes e percursos relativamente planos, o que torna a prova extremamente veloz e muito perigosa. As provas com cerca de 100 quilômetros podem levar pouco mais de 2h para serem concluídas, com uma média de velocidade sempre muito alta.

A competição teve início com a apresentação oficial das equipes e dos atletas. No dia 16 foi realizada a primeira etapa, com um percurso de 111 quilômetros. A segunda etapa ocorreu em 17 de abril, com trajeto de 106 quilômetros. No dia 18, os competidores enfrentaram uma prova de contrarrelógio individual, com 12 quilômetros. A etapa considerada a mais desafiadora, conhecida como rainha, foi no dia 19, com 116 quilômetros de percurso. O evento encerrou em 20 de abril, com a quinta e última etapa, totalizando 109 quilômetros.

Destaque argentino

Na primeira etapa, com um pelotão de 180 atletas, a ATC conseguiu trabalhar para manter o atleta argentino German junto a uma fuga que havia se formado. Tal feito é sempre importante para garantir um bom posicionamento e tempo de prova.

Em seguida, na segunda etapa, praticamente a mesma distância de prova e mesmos movimentos do pelotão. Mas, para a alegria da equipe, German se posicionou bem e atacou o grupo da frente para garantir a vitória. E, junto da vitória, o argentino assumiu a liderança do campeonato, baseada no tempo de prova.

O líder geral da prova veste uma camisa diferente para ser identificado dentro do pelotão, a desejada “malla quadra”, uma camisa branca com desenho de pequenos quadrados. Portanto, o argentino largaria na terceira etapa com essa camisa, que seria o contrarrelógio individual, sem o auxílio da equipe e na busca pelo menor tempo.

Já na quarta etapa, a rainha, ainda com a “malla quadra”, os atletas largaram na cidade de Tranqueras com destino a Artigas – prova rápida que durou cerca de 2h30.

Na quinta etapa – uma prova de circuito no centro de Artigas, com 14 voltas em uma avenida – foram feitos vários movimentos, formando “grupos de fuga” e “grupos perseguidores”. Porém, ao longo da prova, German, que ainda seguia sendo líder geral, não se conectou com uma das fugas e finalizou a prova em um dos “grupos perseguidores”.

Com esse resultado, German ficou com 2º lugar geral do campeonato, apenas 3 segundos atrás do novo líder e campeão.

- publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Escreva seu comentário!
Digite seu nome aqui