Tempo seco aumenta ocorrência de incêndios em vegetação

585
Com o tempo seco, qualquer ação com fogo pode gerar um incêndio

O tempo seco, aliado a ações humanas irresponsáveis, tem gerado o aumento de ocorrências de incêndios em vegetação na região. Entre os dias 24 e 27 de dezembro foram registrados 12 ocorrências do tipo nas áreas atendidas pelos Bombeiros Militares de Estrela e Lajeado, e os Bombeiros Voluntários de Teutônia. O que representa a média de três sinistros por dia.

Conforme o sargento Eliberto, do Corpo de Bombeiros Militar de Estrela, o tempo seco e a pouca chuva contribui muito para esse cenário, com aumento dos casos no verão. Além disso, algumas ações humanas podem desencadear os casos. “Desde tocos de cigarro jogados em um mato seco, até fogo colocado com intenção de limpar um local e este aumentar com fortes ventos, se tornando fora de controle”, exemplifica.

Segundo dados dos Bombeiros de Estrela, 2021 teve o mês de novembro com mais focos de incêndio em vegetação dos últimos 4 anos. Foram 19 ocorrências. No mesmo, no ano passado, haviam sido 11. Em 2019, o mês de novembro havia registrado 1 caso, e em 2018, 12. Os dados de dezembro de 2021 ainda não haviam sido computados.

Para evitar os casos de incêndio em vegetação durante este período, o sargento é taxativo: evitar ao máximo manusear com fogo nesses dias de tempo seco e não acender fogueira em áreas próximas à vegetação.

Em caso de incêndio

Mesmo com cuidados, no entanto, podem continuar ocorrendo incêndios. É importante saber o que fazer em uma situação assim. Conforme o sargento Eliberto, o primeiro passo é contatar, o mais breve possível, os bombeiros. “Combater não é tarefa fácil, necessita de equipamentos de segurança. Já houve registros de pessoas idosas tentarem combater um incêndio e passarem mal devido a inalação da fumaça, e serem encontradas já sem vida”, alerta.

Para contatar os bombeiros pode-se utilizar o número 193.

- publicidade -