Avenida Piraí recebe segunda etapa do projeto de arborização urbana Lajeado Mais Verde

1163

Com mais de dois metros de altura, 70 mudas das espécies caroba e jaracandá foram plantadas ao longo da Avenida Piraí, no bairro São Cristóvão, na segunda etapa do projeto de arborização urbana Lajeado Mais Verde. O trabalho dá sequência ao plantio que se iniciou no Dia da Árvore, em 21 de setembro, na Avenida Senador Alberto Pasqualini. “Estamos mostrando à comunidade que estamos realmente comprometidos com a arborização urbana. Também queremos uma cidade mais verde para os nossos filhos. Por isso, contamos com a ajuda de todos para manter essas mudas bonitas e acompanhar o crescimento destas plantas”, disse o prefeito Marcelo Caumo.

A avenida ainda não contava com nenhum tipo de vegetação nas calçadas. Funcionários da prefeitura, juntamente com equipe técnica da Secretaria do Meio Ambiente, acompanharam o plantio, que foi realizado em covas fundas, com a colocação de substrato especial e terra. Em um trecho da avenida, como o plantio foi realizado nos dois lados, a expectativa é de que no futuro se forme um túnel verde, embelezando a paisagem da região.

Para o projeto, a equipe optou por utilizar mudas maiores, com mais de dois metros de altura, que são mais fortes e têm índice de pega maior, reduzindo o risco de perda da planta. As espécies são escolhidas pela equipe técnica da Sema: são árvores nativas e exóticas propícias à arborização urbana, cujas raízes têm menor risco de prejudicar as calçadas e construções e o porte das árvores varia considerando a existência ou não de rede elétrica, reduzindo a necessidade de podas futuras.

Somadas com as primeiras 60 mudas da Pasqualini, já são 130 os exemplares plantados no último mês para qualificar o ambiente e embelezar o município. As mudas estão sendo adquiridas junto a produtores do Vale do Caí, que apresentaram o melhor orçamento para exemplares deste tamanho neste início de projeto, respeitando os limites legais permitidos para compras sem a necessidade de licitação. Para garantir a continuidade do projeto, a Sema já deu início a elaboração do processo licitatório para aquisição de mais mudas. Enquanto isso, o Horto Florestal, que fica no Jardim Botânico, já deu início à produção de mudas maiores para poder utilizá-las na arborização urbana. Agora, de todas as mudas produzidas lá e que podem ser adquiridas pela comunidade, uma parte será reservada à arborização urbana e permanecerá no horto até atingir tamanho suficiente para esta função.

Para novembro, já estão previstos os plantios nas avenidas Amazonas (Universitário), João Alberto Schmidt e Benjamin Constant (Montanha), e Rua João Batista de Melo (Centro).

- publicidade -