Projeto debate procedência e cuidados de alimentos de origem animal com jovens de Lajeado

903

A saúde pública através do consumo de produtos de origem animal com procedência e que atendam padrões de qualidade é o tema do Programa de Educação Sanitária “Diga SIM à Qualidade”, desenvolvido pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura (Sedetag). Na última semana ocorreu mais uma edição do projeto com palestras para as turmas do 6º ao 9º ano da EMEF Pedro Welter. Na oportunidade, os jovens puderam interagir com profissionais da secretaria e sanar dúvidas a respeito do tema.

A Médica Veterinária da Sedetag, Marinês Lazzari, ministrou as oficinas com as turmas, que aprenderam questões relacionados ao processo de fabricação dos produtos de origem animal, doenças associadas ao consumo destes alimentos e doenças transmitidas dos animais ao ser humano. Além disso, os jovens puderam conhecer mais sobre as instalações, os equipamentos, utensílios, os dispositivos de fechamento para impedir a entrada de pragas, como roedores e insetos, e a higiene e saúde dos colaboradores que manipulam alimentos e análises laboratoriais.

“O Serviço de Inspeção Municipal, conhecido como SIM, e que dá nome ao Projeto, tem o objetivo de fiscalizar os produtos de origem animal abatidos e processados em Lajeado. É importante que os jovens saibam a procedência dos alimentos que consomem. Nestas aulas, também damos dicas sobre verificar os rótulos dos produtos no momento da compra, quando devem ser avaliados itens como o prazo de validade, forma de armazenamento e órgão fiscalizatório”, disse Marinês.

Nos próximos dias, a EMEF Universitário receberá o projeto com duas palestras para as turmas do 8º e 9º anos. As escolas que se interessarem pelas aulas podem entrar em contato com a Sedetag, no Setor de Inspeção, através do fone 3982-1278.

- publicidade -