Avenida Benjamin Constant recebe plantio de árvores do Projeto Lajeado Mais Verde

734

Na tarde desta quarta-feira (13/12), foi a vez da Avenida Benjamin Constant, no trecho duplicado entre os bairros Montanha, Moinhos d´Água e Bom Pastor receber o plantio de mudas de árvores do projeto de arborização urbana Lajeado Mais Verde. No total, mais de 100 mudas de grande porte estão sendo plantadas no trecho duplicado da avenida, com espécies nativas como Goiabeira-serrana, Grumixama, Araça, Araçá-pitanga, Ipê-amarelo, Olho-de-pomba e Quaresmeira, e espécies exóticas, como Extremosa e Escova-de-garrafa. “Estamos pensando nesta avenida no longo prazo. Por isso já estamos deixando estas árvores aqui, que embelezarão a via e contribuirão para a melhoria do ambiente. Com estas árvores crescidas, esta avenida se tornará uma atração desta região da cidade por sua beleza”, avalia o prefeito Marcelo Caumo.

O Projeto Lajeado Mais Verde iniciou no dia 21 de setembro, com o plantio das primeiras árvores, que ocorreu na Avenida Senador Alberto Pasqualini. Em seguida, ocorreram plantios nas Avenidas Piraí, Amazonas e João Alberto Schmidt e na Rua João Batista de Melo. No total, foram plantadas mais de 300 mudas de diversas espécies. Para os plantios, a Sema está optando por mudas grandes, que são mais fortes e têm índice de pega maior, reduzindo o risco de perda da planta

Em razão das altas temperaturas do verão, o Projeto Lajeado Mais retomará os plantios a partir de março, para evitar que as mudas recém-plantadas, que exigem cuidados especiais e muita água, sofram com o calor e possam se perder.

ARBORIZAÇÃO URBANA RESPONSÁVEL

O projeto Lajeado Mais Verde tem como objetivo promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

- publicidade -