Programa Jovem Aprendiz encaminha primeiro emprego

891
Lucas, em sua nova função, participou da primeira turma do curso que é uma das etapas do Jovem Aprendiz/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

Será realizada nesta quinta-feira (14/12) a quarta e última aula da segunda turma do projeto Desenvolvendo Gerações, uma nova etapa do programa Jovem Aprendiz que, em Estrela, busca a inserção de jovens no mercado de trabalho. Aluno da primeira turma, que se formou em novembro, Lucas de Oliveira Cruz (16) fez nova tentativa pelo novo emprego logo após o curso. Foi entrevistado, chamado pela empresa Metanox, de Estrela, já trabalha há quase duas semanas e faz planos para o primeiro salário.

Uma realização da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth), o projeto Desenvolvendo Gerações irá oferecer capacitação a cerca de 100 adolescentes de 14 a 17 anos. São quatro encontros por turma, em aulas ministradas pelo jornalista Fabiano Conte. A turma inicial teve aulas ao longo de novembro. Outras três formações ocorrerão nos meses de janeiro, fevereiro e março. Inscrições abertas e gratuitas. O projeto se destina prioritariamente àqueles que estejam em situação de vulnerabilidade social, os quais serão selecionados de acordo com o cadastro da secretaria, mas a presença de outros jovens será analisada a partir da demanda. As palestras e oficinas visam a preparação dos participantes na busca do primeiro ou do novo emprego. O conteúdo aborda temas como características e demandas do mercado de trabalho e a inserção dos jovens neste; a excelência no atendimento; como se portar e falar em público; relações humanas e de comunicação.

Lucas Cruz, que antes só havia trabalhado com seu pai, de forma informal, agradece e muito os conhecimentos e incentivos obtidos no curso. “Aprendi a ter mais coragem para falar, a importância de se expressar bem. Foram muitas coisas boas”, diz o jovem, auxiliar de almoxarifado na empresa localizada na Rota do Sol. “Também vi que é preciso estar mais focado quando se faz uma coisa. Esquecer o resto e pensar apenas nas suas verdadeiras funções”, relata o estudante da Escola Estadual de Educação Básica (EEEB) Nicolau Müssnich. O que fazer com o primeiro salário: “Guardar um pouco e arrumar meu quarto.” Seu patrão, Ismael Muller avalia como necessária estas capacitações. “É importante esta atenção dada aos nossos jovens. Quanto mais capacitados, com ensino, melhor e mais fácil vão compreender as orientações, regras, normas e se adaptar às inovações, inclusive tecnológicas”, afirma.

Muller não descarta em breve contratar mais jovens. Já agendou inclusive reunião com o Coordenador do Trabalho da Sedesth, Eder Follmann. Ele que na tarde desta quarta-feira foi realizar visita à Metanox e conversar com Lucas. “É gratificante ver que, mesmo não sendo um programa que encaminha diretamente uma vaga de emprego, ele capacita e abre portas para oportunidades”, avalia Follmann. O coordenador lembra que em janeiro as duas primeiras turmas receberão seus certificados. Os recursos para a realização dos cursos são provenientes do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social. Inscrições e informações na Sedesth (Rua 13 de Maio, nº 398) e pelo telefone 3981-1215.

 

- publicidade -