Desligamento do sinal analógico tem prazo estendido

Prazo final era amanhã, dia 31, mas agora passa a ser dia 14 de março. Telespectadores terão mais tempo para migrar para o sinal digital

1172
Quem não migrar para o sinal digital ficará sem TV/Crédito da foto: Paloma Griesang

Uma reunião na manhã desta terça-feira (30/01) definiu novo prazo para o desligamento completo do sinal analógico, que afetará mais de 100 cidades gaúchas. O prazo que ia até amanhã (31/01), foi estendido para 14 de março. O desligamento inicia amanhã, mas só será completamente efetuado na nova data. Assim, quem ainda não se adaptou e migrou para o sinal digital, tem até esta nova data para não ficar sem acesso aos canais abertos de televisão.

Dez municípios do Vale do Taquari serão afetados pela medida. Na Serra, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul e Garibaldi também terão o sinal desligado. Para passar a receber o sinal digital e continuar assistindo TV, a população precisa adaptar sua TV antiga ou comprar uma mais nova que já venha com o conversor digital instalado, além de possuir a antena que capta o sinal.

Para se adequar ao sinal digital o primeiro item necessário é uma antena UHF. Algumas televisões necessitam também de um conversor digital, é o caso das TV’s de tubo. Alguns aparelhos fabricados antes de 2012, mesmo que não sejam de tubo, podem necessitar de conversor. Por isso, é necessário conferir no manual. Televisões fabricadas após 2012 já vem com conversor integrado. Após a instalação dos aparelhos, é preciso sintonizar os canais. Basta acessar o menu no controle remoto e fazer a busca de canais.

Kit Digital Gratuito

A empresa Seja Digital, contratada pelo Governo Federal para realizar a migração para o sinal digital, realiza também a distribuição de Kits Digitais gratuitos. Os kits são compostos por um conversor digital, uma antena e material de instalação. Os kits são distribuídos para famílias de baixa renda, beneficiárias de programas sociais do governo como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica, entre outros.

Para agendar o recebimento é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS) e fazer o cadastro pelo número 147 ou pelo site www.sejadigital.com.br. Se a pessoa tiver direito ao kit, agenda o recebimento, que será feito no Correio da sua cidade. Para retirar é preciso ter em mãos o NIS, o código de confirmação de agendamento (enviado para seu celular) e um documento com foto que comprove a identidade do beneficiário.

Desligamento do sinal analógico

O desligamento do sinal analógico é uma determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e é operacionalizado pela empresa Seja Digital. A migração para o sinal digital busca melhorar a qualidade de som e imagem da televisão. Além disso, o desligamento do sinal analógico libera a faixa de 700MHz para que a oferta de internet 4G possa ser expandida no Brasil.

O desligamento é feito por regiões e, até o final de 2018, mais de 1300 cidades do país terão o sinal analógico desligado.

Cidades do Vale que terão sinal desligado

Arroio do Meio

Bom Retiro do Sul

Colinas

Estrela

Fazenda Vilanova

Imigrante

Lajeado

Paverama

Taquari

Teutônia

Westfália

Cidades da Serra que terão o sinal desligado*

Carlos Barbosa

Garibaldi

Boa Vista do Sul

*Microregião de abrangência da Folha Popular

- publicidade -