Professores e Alunos da APAE retornam à instituição em Lajeado

As aulas na Associação retornaram na quarta-feira

1092
Crédito : Renata Leal

Na quarta-feira (14) os alunos e professores Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Lajeado (APAE) retornaram para a escola. A instituição conta com 170 alunos na Escola de Educação Especial Bem-Me-Quer e 140 usuários atendidos pela clínica, somando 320 pessoas com deficiência. As 19 turmas da Escola da APAE são divididas em ciclos, por idade.

Nas férias escolares todas as salas de aula ganharam adequações, assim como a sala de atendimento da estimulação precoce. A diretora Ana Paula Müller destaca que a APAE assume todas as funções quando os alunos retomam a rotina da escola, espalhando alegria e entusiasmo pelos corredores da instituição. “Estamos esperando todos, alguns ainda não retornaram. Desejamos que em 2018 possamos caminhar com todos os alunos e suas famílias vencendo desafios e promovendo o desenvolvimento e aprendizagens significativas na vida de cada um”, diz.

No sábado, dia 17 de março os pais de alunos participarão da reunião de pais no salão de eventos da APAE.

Formação Pedagógica

Na semana passada os professores e monitores participaram de reuniões de início de ano e formação. Conforme a diretora as reuniões exigem uma preparação por parte da direção, para que professores e monitores se sintam acolhidos e amparados.

A pauta inclui sempre uma mensagem, reflexão, avisos, combinados, programações e rotinas importantes que devem ser organizadas antecipadamente. “Procuramos valorizar a importância fundamental do trabalho de cada um deles no dia a dia da APAE, motivando para que recebam todos os alunos com muito carinho e atenção, mas principalmente com muito investimento pedagógico e todas as adaptações necessárias para que cada aluno desenvolva todas as suas potencialidades, melhorando a qualidade de vida na família e na comunidade na qual estão inseridos”.

Os profissionais também participaram do encontro com a professora Lucia Centena, Coordenadora Pedagógica da Federação das APAES do Rio Grande do Sul (FEAPAES/RS). Lúcia abordou questões pedagógicas e de legislação da Educação Especial, o papel das APAES e a grande responsabilidade dos educadores na educação especial.

Os professores retornaram na última semana, quando aproveitaram para organizar as salas de aula e realizar as entrevistas com os pais.

- publicidade -