Governo de Estrela amplia incentivo ao jovem agricultor

Programa de Apoio aos Jovens Empreendedores Rurais (Proajer) amplia número de beneficiados

784
Secretário José Adão Braun faz visitas constantes aos produtores/Crédito da foto: Rodrigo Angeli/Divulgação

O Governo de Estrela segue com suas políticas de incentivo destinadas aos agricultores do município. Agora mais cinco deles foram contemplados pelo Programa de Apoio aos Jovens Empreendedores Rurais de Estrela (Proajer). A iniciativa da Secretaria Municipal da Agricultura (Smag) contabiliza 15 beneficiados em recursos que no total superam R$ 45 mil, correspondentes ao juro do financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Linha Mais Alimento. Expectativa fica ainda maior para o segundo semestre, quando o volume dos repasses deve aumentar e o valor do incentivo geral duplicar.

Instituído pela Lei nº 6.433, de novembro de 2014, o programa tem por objetivo incentivar o aumento da produção e a redução dos custos, visando à elevação da renda da família produtora rural e a permanência do jovem no campo. Tiago Fachini é um dos novos beneficiados. Aos 31 anos, é produtor em Linha Geraldo, área a qual decidiu se dedicar após ter trabalhado por algum tempo na cidade, no comércio e serviços. “Voltei ao campo, onde cresci e minha família sempre trabalhou. Isso ocorreu quando minha família viu que era hora de investir ou parar. Como sou filho único, resolvi investir junto e voltar ao campo, onde vi uma oportunidade de crescimento”, diz. A família tem hoje 70 vacas, das quais 40, em média, na produção de leite. Parte do primeiro recurso do programa foi investida em melhorias na estrutura e no sistema de compostagem da propriedade. “O auxílio foi e é bastante importante, principalmente para quem está começando ou quer crescer. É um incentivo que nos permite investir e perceber que não se está sozinho, que se tem apoio.”

As palavras de Fachini combinam com as do quase vizinho Vander Kaplan (37), de Linha Geraldo Alta. Um dos primeiros integrantes do programa, Kaplan é outro que, após dez anos trabalhando na cidade, retornou ao campo. “A mão de obra rural está envelhecendo. É preciso mais presença de jovens no interior”, alerta ele, que tem na sua propriedade mais de 16,8 mil aves e mais de 700 suínos. “Mas para isso, principalmente no início, é necessário apoio, incentivo. Quem não tem pode desistir logo. O recurso que recebi através do Proajer utilizei na melhoria da estrutura do meu chiqueiro e na sua manutenção. Quero ir adiante”, garante.

O prefeito Rafael Mallmann ressalta o papel do programa. “Um projeto essencial para o fortalecimento do interior, e por isso com grande relevância social e econômica para um município como Estrela onde a agricultura tem grande representatividade, com mais de 30% do total.” Para o secretário da Agricultura, José Adão Braun, o incentivo é de suma importância para quem vive e trabalha no meio rural. “Ao contrário de gerações passadas, dos pais e avós destes jovens produtores, o agricultor já tem condições plenas de se manter melhor no interior, para viver e trabalhar com os mesmos recursos e meios de conforto de quem mora e trabalha na cidade”, explica. “Já possui energia elétrica, internet, fácil acesso por estradas, sem contar as modernas máquinas e ferramentas, e que por isso são focos do investimento do programa”, detalha. “O que precisamos é fazer com que ele tenha incentivos para usufruir cada vez mais deste potencial, mantenha-se no campo e lá permaneça com boa fonte de renda e qualidade de vida.”

- publicidade -