Rua Júlio de Castilhos recebe projeto piloto do programa Lajeado Mais Verde

755
Cada arco recebeu dois vasos com plantas/Crédito da foto: Pietra Darde/Divulgação

A Rua Júlio de Castilhos, principal via do município de Lajeado, recebeu nesta quinta-feira (02/08) um projeto piloto do programa de arborização urbana Lajeado Mais Verde. Como o plantio de árvores fica dificultado na via em razão da presença de rede elétrica e de canalização subterrânea, a Prefeitura de Lajeado, por meio das Secretarias de Planejamento, Meio Ambiente e Obras e Serviços Urbanos, optou por realizar um ajardinamento de superfície.

Para isso, foram adquiridos oito vasos de concreto, que foram instalados junto às duas extremidades dos quatro arcos ornamentais que ficam localizados na quadra da Júlio de Castilhos, entre a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Coronel Júlio May. Nos vasos foram plantadas plantas do tipo trepadeiras. Cada arco recebeu dois vasos com plantas das espécies amor-agarradinho, cipó-são-joão, dipladênia e jasmim-estrela. A ideia é que as plantas cresçam e formem um arco verde sobre a rua, criando um efeito paisagístico sem prejuízo às redes instaladas e sem risco de raízes sob as calçadas. O prefeito Marcelo Caumo, a vice-prefeita Gláucia Schumacher e os secretários do Planejamento, Rafael Zanatta, e do Meio Ambiente, Luís Benoitt, acompanharam o plantio.

“Estamos trabalhando em um projeto mais amplo para ajardinar e embelezar toda a Júlio de Castilhos como parte do programa Lajeado Mais Verde. Então, estamos fazendo este primeiro teste para ver como as plantas se desenvolvem. Ficamos felizes com o apoio que recebemos dos comerciantes da vizinhança da prefeitura, e contamos com toda a comunidade para preservar e cuidar dos jardins que começamos hoje”, explica a vice-prefeita, que coordena o grupo de trabalho do programa Lajeado Mais Verde.

Foram selecionados quatro tipos de trepadeiras pela engenheira agrônoma, Anelise Bohn, para que possa ser avaliada a evolução de cada uma delas. A ideia é que, se as plantas crescerem de forma adequada e se o efeito paisagístico for aprovado, o plantio seja estendido para o restante da Júlio de Castilhos.

O projeto de ajardinamento da Júlio de Castilhos integra o Programa Lajeado Mais Verde. A próxima etapa é a elaboração de um projeto paisagístico, com mobiliário padrão e ajardinamento, para toda a via principal. A proposta foi apresentada em reunião às entidades representativas do comércio municipal, com participação da Acil, CDL e Sindilojas. Na ocasião, a prefeitura mostrou propostas de ajardinamento e comprometeu-se a fazer o piloto com o plantio de trepadeiras em uma quadra. Antes do plantio, técnicos da prefeitura levaram uma cartinha aos comerciantes da quadra, na qual foi sugerida a colaboração para o cuidado com os vasos e as plantas para que possam se desenvolver.

Saiba mais

O Lajeado Mais Verde tem o objetivo de promover e incentivar a arborização urbana responsável, que implica tanto o manejo adequado das plantas existentes quanto o plantio de novas mudas. Como parte deste manejo adequado, pode ser necessária a poda ou mesmo a supressão de árvores. Neste caso, é necessária a autorização prévia do poder público. Técnicos da Sema fazem a avaliação das condições da planta antes de permitir qualquer mudança na sua estrutura. Sempre que uma planta deste tipo é retirada, o responsável tem a obrigação de compensar as árvores retiradas, o que ajuda a manter a cobertura verde do município. Mesmo em árvores retiradas da via pública, a mesma reposição é exigida, e o próprio poder público também é obrigado a fazer a compensação.

Desde setembro do ano passado, já foram realizados plantios de árvores nas vias públicas nas avenidas Alberto Pasqualini, Benjamin Constant, Amazonas, Piraí, Parque dos Dick e em áreas verdes do município. Novas mudas, adequadas ao crescimento urbano, serão plantadas nos próximos meses nas transversais da Júlio de Castilhos, ampliando as áreas de sombra e embelezando a cidade.

- publicidade -