Acidentes com motos caem em Estrela

Relatório mostra que ocorrências envolvendo motocicletas registram significativa baixa nas vias públicas

1005
Ocorrências com motocicletas caíram 80% nos dois últimos meses/Crédito da foto: Jaqueline Backes/Divulgação

O Departamento de Trânsito (DT) da Secretaria do Planejamento e Desenvolvimento Econômico (Seplade) de Estrela divulgou, na semana passada, o sétimo relatório mensal de 2018 com o balanço de acidentes de trânsito nas vias públicas do município, referente ao mês de julho. O estudo realizado em parceria com a Brigada Militar, cuja unidade local é a que atende as ocorrências, demonstra além de uma significativa queda no número de ocorrências, também um menor envolvimento de motocicletas, aquelas que geralmente ocasionam mais lesionados pela maior exposição do corpo das vítimas.

Em julho ocorreram 16 acidentes, sendo sete com vítimas corporais. Mas ao contrário do que geralmente ocorre, apenas uma motocicleta envolvida. Não é um caso isolado. Em junho foram 21 acidentes, com dez lesionados, e somente duas motos envolvidas. Em uma comparação com 2017, considerando os mesmos dois meses, no somatório foram 64 acidentes, com 23 lesionados e 17 motocicletas. “Apenas numa comparação destes dois meses, foram 43% de acidentes a menos, redução de 30% de lesionados. Mas queda mais significativa temos no número de motos envolvidas, algo que nestes dois meses superam os 80%”, explica o coordenador do DT, Gerson Teixeira. “Vamos torcer para que essa tendência siga. Pode ser que volte a subir um pouco, mas já se trata sim de um reflexo de diversas medidas que temos tomado, em todos os sentidos. Nosso maior cuidado com a sinalização, as mudanças que realizamos nas rotatórias e baias de conversão, como também o maior respeito dos motoristas e pedestres às leis. Podem as vezes parecer pequenas, não ser tão visíveis na correria do dia a dia, mas trazem boas consequências”, completa.

De acordo com o coordenador, são números que reduzirão ainda mais quando medidas mais diretas forem aplicadas na Avenida Rio Branco, porta de entrada do município, que concentra maior fluxo de veículos ao longo do dia, e que em alguns meses registra mais de 50% dos acidentes. Também quando os seis fiscais de trânsito do DT começarem a atuar. Os mesmos serão selecionados no Concurso Público de Estrela que está com as inscrições abertas até o dia 13. Sugestões e reclamações quanto ao trânsito de Estrela podem ser feitas na Seplade, pelos telefones 3981-1075 e 3981-1032.

 

- publicidade -