Médicas cubanas precisarão deixar Teutônia

Ministério da Saúde notificou o Município entre as 18h10min e 18h40min desta quarta-feira, informando as datas de saída das profissionais de Teutônia e do voo para Cuba

3316
Secretaria de Saúde está acompanhando a questão das médicas cubanas/Crédito da foto: Édson Luís Schaeffer/divulgação

A Secretaria da Saúde de Teutônia foi oficialmente notificada pelo Ministério da Saúde sobre a saída das três médicas cubanas que atuam no município. A oficialização ocorreu entre as 18h10min e 18h40min desta quarta-feira, dia 21 de novembro. Na notificação, constam as datas de saída do município e a data do voo para Cuba. Medida ocorre após o governo cubano informar que o país estava saindo do programa Mais Médicos.

A primeira notificação chegou à Secretaria de Saúde às 18h11min, informando que a médica Yusimi Martinez Ordunez deverá sair de Teutônia no dia 1º dezembro. Já às 18h37min e 18h38min, vieram as notificações das médicas Kaliannis Perez Dominguez e Yudiennys Acosta Pupo, respectivamente. Elas deverão deixar Teutônia no dia 4 de dezembro. Os voos delas estão programados para a primeira semana de dezembro.

A Secretaria de Saúde continua acompanhando a questão, mas, com a notificação oficial do Governo Federal, inicia o planejamento para direcionar os aproximadamente 1.500 atendimentos mensais das três médicas para outros clínicos. O Governo Federal publicou, esta semana, edital que abre só no Rio Grande do Sul, 630 vagas no programa Mais Médicos, incluindo três vagas em Teutônia. Mas, até que a contratação de novos profissionais interessados no programa se efetive, a demanda precisará ser suprimida por outros médicos. Também há a expectativa pelo novo edital que será publicado na próxima semana, que possibilita que médicos estrangeiros possam se inscrever no programa.

A preocupação da Administração Municipal é evitar que a população saia prejudicada. “Vamos trabalhar incansavelmente para que a que população não seja afetada. O que era do nosso alcance foi feito, para que a profissionais pudessem permanecer. No entanto, temos que respeitar a decisão oficial. Só temos a agradecer às três médicas pelo excelente trabalho prestado à nossa população. Ao mesmo tempo, aguardamos com ansiedade para que novos médicos se interessem em continuar este trabalho em Teutônia ou que elas possam voltar a atuar em nosso município”, frisa o secretário de Saúde, Hélio Brandão.

O prefeito, Jonatan Brönstrup, ressalta que as profissionais contribuíram significativamente com a saúde teutoniense. “A gente reconhece o trabalho das três médicas, pois sabemos que a população sempre foi bem atendida. Também sabemos que as médicas têm interesse de ficar no Brasil, mais especificamente em Teutônia. Neste sentido, vamos auxiliar no que for possível, dentro dos trâmites legais, pois elas conhecem a população, sabem quem são os pacientes e estão integradas na comunidade”, sublinha.

- publicidade -