Estrela realiza 1ª Conferência Municipal do Idoso em março

Vários aspectos relacionados ao tema, como os direitos fundamentais, serão abordados durante o evento 

969
Os desafios de envelhecer e as políticas públicas é o tema da conferência/ Crédito da foto: Paulo Schneider/ Divulgação

“Os desafios de envelhecer no Século XXI e o papel das políticas públicas” é o tema da 1ª Conferência Municipal do Idoso de Estrela, que será realizada no dia 12 de março, das 8h30min às 17h, no salão da Oase, na Comunidade Evangélica Luterana. O evento é promovido pela Secretaria do Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação (Sedesth) e Conselho Municipal do Idoso. 

A temática será abordada por dois palestrantes. Pela manhã a programação se inicia às 8h30min, com a abertura oficial do evento. Depois haverá palestras com a promotora de Justiça Andrea Almeida Barros e com o professor Leonildo José Mariani, que vão abordar os vários aspectos relacionados ao tema, que terá como eixos temáticos os direitos fundamentais na construção/efetivação das políticas públicas (Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.); educação: assegurando direitos e emancipação humana; enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa; Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas. 

Conforme a presidente do Conselho, Lorena Hauschild, depois do intervalo para almoço, a programação reinicia às 13h30min, com apresentação do Coral do Gracie. Em seguida serão formados grupos, que vão discutir os temas abordados e definir as prioridades a serem levadas para a 6ª Conferência Estadual da Pessoa Idosa, que está agendada para os dias 31 de maio, 1º e 2 de junho, em Porto Alegre. O evento é aberto a todas as entidades que atuam com a terceira idade e demais interessados. 

O Conselho

O Conselho Municipal do Idoso foi criado pela Lei Municipal 6.126/2013. Atualmente é presidido por Lorena Hauschild e tem, entre seus objetivos, propor medidas de garantias, incrementar a organização e mobilização da comunidade idosa, estimular a elaboração de projetos, participar da elaboração do orçamento, elaborar e supervisionar a implementação da política do idoso, examinar e dar encaminhamento a assuntos que envolvam problemas relacionados aos idosos e fiscalizar o cumprimento do Estatuto do Idoso. Mais informações sobre a conferência pelo telefone (51) 3981-1051, pela manhã, com Lorena. 

- publicidade -