Alunas do curso Técnico em Química da Univates criam manuais de laboratório para escolas

Organização do espaço qualifica a aula dos estudantes

717
As alunas atuaram em uma escola de Imigrante e outra de Travesseiro

O Laboratório de Ensino de Ciências da Escola Estadual de Ensino Médio 25 de Maio, de Imigrante e o Laboratório da Escola Estadual de Ensino Médio Monsenhor Seger, no Município de Travesseiro, foram repaginados recentemente. Duas alunas do curso Técnico em Química realizaram seu estágio curricular na Escola e reorganizaram o espaço, criando manuais de laboratório e aplicando o programa 5S – método de organização que se vale do senso de utilização, senso de organização, senso de limpeza, senso de padronização e senso de disciplina. Vanessa Both e Ana Claudia Franck são as primeiras alunas do curso a realizar o estágio em um colégio.

A partir da ação, o Laboratório de Ensino de Ciência permanece organizado e com materiais adequados e em quantidades suficientes para a realização de práticas. Conforme a professora orientadora do estádio, Daniela Luisa Scheibel, o intuito da atividade é colocar o aluno em contato direto com o mercado de trabalho. “O aluno deve resolver algum problema, alguma demanda de uma determinada empresa, ou ainda desenvolver um novo produto ou realizar alguma pesquisa para a empresa que cedeu o estágio”, afirma a professora.

Ana Cláudia, que atuou na escola de Imigrante, explica que a atividade busca melhorar as aulas dos estudantes. “Para isso, se fez necessário organizar o Laboratório. Assim, implementamos o programa 5S”, conta. Vanessa estagiou em Travesseiro e elaborou o Manual de Boas Práticas em Laboratório e Manual de Experimentos Analíticos e conta que as ações possibilitaram que os professores, alunos e direção tivessem um olhar diferenciado para a qualidade escolar e laboratorial, estimulando-os a seguirem trabalhando em prol da melhoria contínua e a usarem mais o ambiente. “Percebo o quanto é complexo e importante a necessidade de se trabalhar em um ambiente organizado, seguro e que é fundamental à integração entre a teoria e a prática, para que os alunos possam se sentir cada vez mais inseridos no ambiente laboratorial e modifiquem a forma como pensam e como devem se portar, aprimorando, assim, conceitos e criando novos desafios”, afirma.

O estágio é a etapa final antes da formatura. O técnico em química pode atuar em laboratórios de escolas, sendo o responsável pelo espaço. 

Abertas as inscrições para os cursos técnicos 

Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos da Univates. Para o próximo semestre, a Instituição irá oferecer 21 cursos, nas mais variadas áreas do conhecimento. As inscrições podem ser realizadas pelo site www.univates.br/tecnicos ou pelo WhatsApp (51) 9 9626-2043

Para ingressar nos cursos técnicos, não é necessário ter concluído o Ensino Médio (a não ser o Técnico em Radiologia, que exige Ensino Médio concluído e idade mínima de 18 anos), mas, para receber o diploma de técnico, o estudante deverá ter concluído o Ensino Médio. A lista completa com os cursos oferecidos pode ser conferida no site www.univates.br/tecnicos.

- publicidade -