Seapen e Susepe executam primeira operação Pente Fino de 2020 no Presídio de Lajeado

907
Crédito da foto: Divulgação Susepe

Na manhã desta sexta-feira (16/01), por volta das 7h, agentes penitenciários iniciaram operação Pente Fino no Presídio Estadual de Lajeado. A ação está em andamento e conta com a participação do Grupo de Ações Especiais da Susepe (GAES), responsável pela extração dos presos das celas e contenção no pátio, durante a revista.

A delegada penitenciária regional da 8ª Delegacia Penitenciária Regional, (DPR), Samantha Longo, acompanha a ação. O alvo, desta vez, é a galeria B. Ano passado, a galeria A havia passado por inspeção.

Participam agentes da Agência de Inteligência Penitenciária (Aripen), agentes penitenciários da casa prisional e agentes do (PEL).

“Esta é a primeira operação Pente Fino deste ano no presídio. O principal objetivo e a manutenção da ordem e da disciplina no ambiente prisional gaúcho, além de buscar materiais proibidos”, informou Samantha.

Conforme o Secretário da Administração Penitenciária, Cesar Faccioli, essa operação integra a diretriz da Seapen e da Susepe, que é reforçar a presença do Estado por meio de ações sistemáticas que possam coibir e retirar a entrada de materiais proibidos nas casas prisionais.
No ano de 2019, a Seapen e a Susepe registraram uma operação a cada três dias nos estabelecimentos prisionais gaúchos. “O GAES atua sempre com rigor técnico e, ao mesmo tempo, segue no compromisso com os direitos fundamentais das pessoas presas”, enfatizou Faccioli.


Conforme o secretário, além da ações para coibir ilícitos nas casas prisionais, é fundamental o trabalho do tratamento penal que garante inclusão social. “Sem esquecer nossa preocupação e compromisso de dar melhores condições de trabalho a nossos valorosos agentes de execução penal. São eles que cuidam dos presos. Não se pode esquecer”, finalizou.

Crédito da foto: Divulgação Susepe
- publicidade -