Workshop ensina técnicas de superchops para instrumentistas de sopro, em Teutônia

938
Maurício Schmitz (e) recebeu as orientações do professor Sylas Xavier / Crédito da foto: Paloma Griesang

Durante três dias, músicos que tocam instrumentos de sopro tiveram momentos especiais de aprendizado no Colégio Teutônia, em Teutônia. Entre os dias 04 e 06 de fevereiro, foi realizado o workshop de técnica superchops com o professor Sylas Xavier. Mais de 30 músicos de todo o estado participaram da atividade.

Conforme o organizador do evento, maestro Astor Dalferth, a técnica é diferente por utilizar pouco ar e pouco esforço, e maior esforço do diafragma e da língua. Dalferth é aluno de Xavier, e foi por isso que surgiu a ideia de trazê-lo para um workshop em Teutônia. A intenção é compartilhar este conhecimento com outros colegas, para que eles possam ter um crescimento em suas técnicas. A escolha por Xavier é por ele ser um dos especialistas na técnica mais respeito. Ele estudou nos Estados Unidos e na Europa, onde também é muito renomado. Além de Xavier, o evento também contou com a participação do músico convidado Flávio Shultz, que já gravou com diversos artistas famosos, como Gusttavo Lima, Amado Batista, Sérgio Reis, Leonardo, Eduardo Costa, César Menotti e Fabiano, entre outros.

Um dos participantes do workshop foi Maurício Schmitz. Ele veio de Federico Westphalen para aprender a técnica e aperfeiçoar as habilidades com o trompete. E para o instrumentista, a experiência foi da grande valor. “Eu já estava desistindo da música, mas agora não, agora tenho uma motivação”, afirma. Segundo ele, agora a ansiedade é para “gravar e enviar para ele [professor], dizendo que deu certo”.

- publicidade -