Em falta em Teutônia, máscaras descartáveis são necessárias em alguns casos

1522

“Liguei em todas as farmácias, disseram que estava em falta e sem previsão de chegar”. Este é o relato de uma teutoniense que preferiu não se identificar. A mulher de 37 anos iniciou a busca por máscaras descartáveis na terça-feira (17/03), em Teutônia. Com diagnóstico de asma, e apresentando tosse seca, dores de cabeça e no corpo, além de falta de ar, ela buscou a prevenção para proteger, principalmente, seu filho de sete anos de idade. Entretanto, segue sem o item.

A teutoniense da narração faz parte de um dos grupos que teve o uso da máscara descartável recomendado. Além de portadores de doenças respiratórias, a indicação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que pessoas diagnosticadas ou com sintomas de Covid-19 e seus cuidadores adotem o item de proteção. A principal função da máscara é evitar a dispersão de gotículas de saliva, pelas quais o vírus pode se espalhar. Sendo assim, para aqueles que não apresentam sintomas ou diagnóstico, seu uso pode ser dispensado.

A via respiratória não é o único meio de transmissão do Coronavírus. Para evitar a contaminação é necessário reforçar a higienização das mãos, já que se forem levadas ao rosto depois do contato com alguma superfície contaminada, podem ser as transportadoras do vírus.

Além disso, é importante fazer o manuseio e descarte correto da máscara. As mãos precisam ser higienizadas antes da colocação e depois de sua retirada. Durante o uso ou a retirada, não deve-se tocar na parte da frente da máscara, uma vez que o item serve de bloqueio e o local pode estar contaminado.

- publicidade -