Viva bem a vida nos seus 4 pilares

1559

Os motivos para tanta correria nos dias de hoje são os mais variados, todos vêm do ritmo acelerado de vida da sociedade moderna. Precisou de um vírus invisível para desacelerar o mundo e a humanidade refletir sobre questões de viver bem com saúde e, também, muitas questões religiosas e espirituais começaram a aflorar nos corações das pessoas. Muitos especialistas estão dando dicas de saúde na mídia em geral. Todos nós estamos muito preocupados. Estamos todos nos cuidando mais, seja na alimentação, seja nos procedimentos de higiene e cuidados da saúde diários. O sistema imunológico deve ser fortalecido e para isso devemos ingerir um conjunto diário de vitaminas e minerais. Mas não é só de nutrientes que o corpo precisa. Ele precisa de outros cuidados diários que ajudarão a aumentar a imunidade.

Basta buscar os quatro pilares da saúde:

– sono (o bom dormir);

– atividade física;

– alimentação correta e saudável;

– silêncio.

Segundo Matheus Macêdo*, professor que morou quase 7 anos na Índia, foi o primeiro brasileiro a se formar em medicina ayurvédica na Índia, devemos focar nesses quatro pilares da saúde.

O sono deve ser tranquilo e reparador. Dormir mais ou menos oito horas por noite, Você já começará seu dia com equilíbrio e energia. Dividir suas vinte e quatro horas em três para o dormir, o trabalhar e o lazer. O sono deve ser ininterrupto. Evitar beber água umas duas horas antes de dormir, para não precisar levantar e ir ao banheiro durante a noite.

A atividade física começa quando você acorda e dá uma boa espreguiçada. O movimento do corpo começa quando ele sente desconforto numa posição. O conforto inibe o movimento. Então, movimente-se e faça uma atividade física.

A alimentação deve ser correta, saudável, natural. Procure produzir (fazer) seus alimentos. Beber água potável.

O silêncio (meditação), na prática diária, transforma radicalmente seu estado interior, ajuda na transformação. A cada seis minutos de silêncio dura por seis horas. Então, faça três vezes ao dia exercícios de meditação de seis minutos.

Para cada pilar, existe um universo de dicas interessantes e importantes para a sua vida. Se você não consegue seguir sozinho nesses pilares, pesquisando e realizando, procure ajuda de profissionais da área da saúde e terapeutas. Com certeza, eles darão o empurrão inicial para você começar a planejar a sua vida de modo saudável e correto. A qualidade de vida das pessoas inicia com esses pilares de manutenção da vida. Cuide de você agora, comece agora. Não deixe sua vida para depois. O sucesso é uma consequência natural com essa mudança de consciência. A paz e a felicidade chegam quando tudo estiver em ordem em você. Não deixe de acreditar na sua capacidade de melhorar e aja de acordo com suas convicções e seus interesses, desde que faça o bem a si mesmo e ao próximo.

*Matheus Macêdo: acessar Vida Veda Instagram e Youtube. Ele dá dicas de saúde todos os dias no 0800 ou seja às 8:00 (horário de Brasília), de segundas às sextas-feiras no Instagram.

ORIENTAÇÕES DA NUTRIÇÃO PARA AUMENTAR A IMUNIDADE

Balanceamento ideal e nutritivo diário de um prato de refeição no almoço e no jantar (pouca quantidade e duas horas antes de dormir). Usar esse balanceamento como um modelo de prato. Variar os alimentos a cada dia e com cores: de 5 a 6 cores todos os dias a cada refeição.

Roda dos Alimentos: uma orientação dos alimentos a serem usados a cada refeição. Obrigatoriamente, tem que ter pelo menos um representante no seu prato de comida.

NESTA ÉPOCA DE CRISE, DEVE-SE TIRAR ESSES ALIMENTOS DOS GRUPOS:

ENERGÉTICOS: doces em geral, açúcar branco, pão com farinha branca, cuca com farinha branca, arroz branco.

Substituir: os doces fazer com mascavo bem pouco; pães, fazer com farinha integral, farinha de aveia, farinha de amêndoas, farinha de grão-de-bico; arroz branco: usar parboilizado e integral.

REGULADORES: tirar milho e soja (são transgênicos). De preferência, usar alimentos ORGÂNICOS.

CONSTRUTORES: tirar leite e derivados (ou diminuir o máximo que conseguir).

Substituir por leite de coco e de vegetais (o de vegetais não comprado, mas preparado em casa).

DESAFIOS – 5ª semana

1 – ATIVIDADE PSICOFÍSICA – 5 – Respiratório quaternário – pranayama e meditação
Vídeo no Youtube canal Sônia Lúcia Gomes
Link: https://youtu.be/HFjdZB29hLY

2 – POSIÇÃO FÍSICA – 5 – Posições sentadas para meditar e respirar. Escolha a melhor para você.

Samanásana (em sânscrito): perna esquerda a frente para mulheres, direita para os homens. Calcanhares na linha reta com o púbis.
Padmásana sukha (em sânscrito): perna esquerda a frente para mulheres, direita para os homens.
- publicidade -