Identificados pontos críticos às margens do Rio Taquari após enchentes

1134
Rua Oswaldo Aranha / Crédito da foto: Rafael Scheeren Grün / Divulgação

As margens do Rio Taquari sofreram diversos desbarrancamentos durante as cheias do Rio Taquari. Nesta quinta-feira, 16/07, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Lajeado fez um levantamento fotográfico dos pontos críticos, fazendo-o de barco por toda margem do Rio Taquari no município.

De acordo com o titular da Coordenadoria de Projetos Especiais e Captação de Recursos da prefeitura, Isidoro Fornari Neto, foram constatados inúmeros pontos com desbarrancamentos, sendo que 14 situam-se em áreas públicas na encosta do rio em Lajeado. (Confira abaixo quais são).

Conforme Fornari, ainda está sendo feito o orçamento inicial para a recuperação. Ele explica a maneira como a margem do rio será recuperada. “O serviço que será padronizado em todos os pontos consistirá na colocação de pedras grandes nas encostas do rio até que o barranco alcance novamente a altura da via. Para que isso seja possível, trechos das ruas serão rebaixados para dar acessibilidade às máquinas até as proximidades do rio. Por fim, após a implementação de camadas de pedra e também de terra, será feita a reposição da vegetação da mata ciliar”, afirma Fornari. Ele também agradece, em nome do poder público municipal, à Marina do Vale pela colaboração durante e após as cheias do Rio Taquari, que ajudaram em resgates e também no transporte para o levantamento fotográfico.

Na próxima semana, o prefeito Marcelo Caumo irá a Brasília na busca por recursos e auxílio para a reconstrução da orla do Rio Taquari. 

Confira alguns pontos com desbarrancamentos

Rua Oswaldo Aranha

A Rua Oswaldo Aranha, no Centro de Lajeado, teve um total de nove pontos com desbarrancamentos. Um deles fica situado junto a um dos belvederes mais frequentados pelos munícipes, situado em frente ao Restaurante Barranco.

Um segundo trecho foi entre as vias São Sebastião e Rio Branco, na calçada de passeio, nos fundos de um supermercado. No local, três árvores grandes foram cortadas para evitar que tombassem arrancando parte do pavimento da rua.

Um terceiro ponto da barranca da Rua Oswaldo Aranha também desbarrancou, levando parte da calçada de passeio. Ele fica situado entre a Rua Bento Gonçalves e o trecho de uma via, ainda sem denominação, que dá acesso ao parque que está sendo construído na beira do rio. 

Rua Bento Rosa

 A Rua Bento Rosa sofreu pelo menos três grandes desbarrancamentos visíveis, situados nas proximidades da Associação Atlética Municipal, também afetada pela cheia.

Avenida Beira Rio

Outros dois desbarrancamentos, situados na Avenida Beira Rio, perto do entroncamento com a Av. Henrique Stein Filho, também foram sinalizados pela Prefeitura de Lajeado.

Carneiros

Diversos pontos de desbarrancamentos foram identificados na área rural do Bairro Carneiros, contudo, eles ocorreram em propriedades particulares.

Famílias no Parque do Imigrante

Conforme o último levantamento feito pela Prefeitura de Lajeado e Defesa Civil na tarde desta quinta-feira, 16/07, o Parque do Imigrante ainda abrigava 27 famílias, totalizando 89 pessoas. Por sua vez, já deixaram o local 44 famílias desde o início desta semana e outras 25 famílias permaneciam desalojadas.

Algumas famílias continuam no Parque pois tiveram suas casas danificadas, sendo necessárias reformas para que possam retornar de forma segura.

Prefeitura decreta situação de emergência

Na quarta-feira, 15/05, a Prefeitura de Lajeado publicou no Diário Oficial o decreto nº 11.646, que declara situação de emergência nas áreas do município afetadas pelas inundações. Clique aqui para acessar o documento: http://twixar.me/PR0m

“O decreto de Situação de emergência é um dos documentos que a Defesa Civil Estadual solicita ao município para o Estado homologar essa situação, e também para depois a Defesa Civil Nacional poder reconhecer a nossa situação”, contou Paulo Locatelli, secretário de Segurança Pública (Sesp).

O Decreto tem validade por 180 dias.

- publicidade -