Garibaldi apresenta primeiro caso de recontaminação da Covid-19

1070
Pacientes que já tiveram Covid-19 podem ser recontaminados

O município de Garibaldi registrou na quinta-feira (3/12) o primeiro caso de paciente com resultado positivo pela segunda vez na metodologia de PCR em um intervalo superior a 90 dias. Isso caracteriza uma recontaminação da Covid-19. Apesar do ocorrido, ela está bem, já recuperada dos sintomas e liberada do isolamento.

A paciente, de 48 anos de idade, apresentou sintomas sugestivos de Covid-19 no mês de agosto, quando obteve o primeiro exame positivo e, na última semana, novamente reiniciou com sintomas da doença. A paciente buscou atendimento médico no Centro de Combate ao Coronavírus e realizou novo exame, apresentando nova confirmação diagnóstica.

Para conhecimento e providências, o setor de Vigilância Epidemiológica já notificou a Coordenadoria Regional de Saúde e o Centro Estadual de Vigilância em Saúde.

Manter os cuidados

A Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica de Garibaldi reforçam a importância da manutenção dos cuidados de isolamento social, uso de álcool gel frequente e máscaras.

A recontaminação é fato documentado na literatura, possui nota orientativa do Ministério da Saúde a respeito e é a prova de que os pacientes que já passaram pelo quadro da doença não permanecem imunes ao vírus por muito tempo.

A duração média dos anticorpos criados após a infecção é de três a quatro meses.

- publicidade -