Garibaldi passa pelo momento mais crítico na pandemia

Novembro teve recorde de atendimentos. Hospital São Pedro enfrenta maior lotação.

597
Comitê de Atenção ao Coronavírus se reuniu na manhã deste domingo // Crédito: Valéria Loch / Divulgação

Na manhã deste domingo (6/12), os integrantes do Comitê de Atenção ao Coronavírus reuniram-se no Centro de Convivência de Idosos Giuseppe Garibaldi, com o objetivo de analisar a situação da pandemia em Garibaldi. Os números de pacientes positivos aumenta na rede pública e nos convênios.

Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade está no pico da doença e supera os números do inverno. Em novembro aconteceu o recorde de atendimentos, chegando a 107 pacientes diários com 55 coletas.

“O público mais atingido está na faixa etária de 20 a 49 anos e a dificuldade está em fazer as pessoas cumprirem o isolamento para evitar a propagação do vírus na comunidade”, destaca a secretária de Saúde, Diane Pascoaletto.

Os exames de PCR realizados no Hospital Beneficente São Pedro para convênios e particulares entram nesta contagem, pois são subsidiados pela prefeitura, já que nem todo plano oferta o exame. Há uma média de 15 coletas diárias no hospital para análise no laboratório da Feevale.

Conforme a médica do setor de epidemiologia, Natália Rodighero Leal, o quadro é muito preocupante. “O Hospital Beneficente São Pedro nunca esteve como agora, com sua capacidade máxima de ocupação e as pessoas precisam entender que é preciso conscientização para salvar vidas”, alerta.

Os pacientes em isolamento e em UTI são moradores das cidades vizinhas para as quais o hospital é referência. Há internados de Coronel Pilar, Carlos Barbosa, Boa Vista do Sul e Garibaldi, além de moradores de outras localidades regulados através da Central de Leitos do estado.

“Seguimos pedindo à comunidade para que mantenha os cuidados com a prevenção, uso da máscara, o distanciamento social e que cumpram o isolamento quando recomendado”, destaca o prefeito Antonio Cettolin.

Com a migração da Serra Gaúcha da bandeira laranja para a vermelha (risco alto) e o aumento dos números de casos ativos, algumas medidas foram intensificadas para evitar a propagação do vírus. O Governo do Estado também implantou medidas mais rígidas.

O setor de fiscalização segue atuando fortemente. De maio a dezembro foram 553 vistorias realizadas e 34 atuações.

- publicidade -