Livro conta a história dos imigrantes alemães na região

826
Crédito: arquivo pessoal

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

A região do Vale do Taquari e grande parte do Rio Grande do Sul foi colonizada por imigrantes alemães. Muito dessa história foi contada pelo jornalista Felipe Kuhn Braun, que publicou obras dedicadas ao estudo e história dos descendentes alemães.

Ele começou o estudo com 14 anos, pesquisando sobre a própria família e, depois, sobre outras. “Formou um acervo que está em 40 mil fotografias antigas e 400 mil nomes de imigrantes alemães”, conta. Ele publicou seu primeiro livro em 2010, com 21 anos, e “iniciei esse trabalho de preservação da história por meio das obras”, disse.

Sua pesquisa começou com foco em fotografias, contando história dos imigrantes do Brasil, no Rio Grande do Sul, motivações, dificuldades e a formação da colonização. O livro mais recente é “Famílias teuto brasileiras: história e genealogia”. Ele trata a genealogia de 22 famílias e movimentos da história alemã que moldaram o povo.

O jornalista pede que famílias que tenham fotos e registros antigos possam contatá-lo para acrescentar o acervo. Ele acredita já ter visitado em torno de 750 famílias ao longo de 19 anos, e ouve muito que as pessoas se desfizeram dos itens. “É uma corrida contra o tempo porque a fotografia se perde muito fácil. Um dos meus objetivos é fazer com que as pessoas conheçam seu passado, mas também um tributo às gerações que nos antecederam”, conclui.

Convidado: Jornalista Felipe Kuhn Braun
Data: 10/3
Assuntos:
– Início da apuração histórica
– Livros publicados
– História dos imigrantes
– Importância da fotografia

Áudio na íntegra disponível no site da Rádio Popular

- publicidade -