Prefeitos debateram ideia de construir nova ponte sobre o rio Taquari

837
Crédito da foto: Divulgação

No final de fevereiro, os prefeitos de Arroio do Meio, Danilo Bruxel, e de Colinas, Sandro Herrmann, reuniram-se e trataram sobre projeto para construir uma nova ponte sobre o Rio Taquari, ligando as cidades de Colinas e Arroio do Meio.

Neste momento, em que o trânsito está sendo desviado da BR-386 e existe a dificuldade de encontrar alternativas, este assunto ganha relevância ainda maior.

Os prefeitos analisaram que a ponte desafogaria o fluxo de veículos na ERS-130 e da RS-129 e serviria como rota opcional de ligação para a Serra Gaúcha, via Colinas e Imigrante.

Além disto, uma nova ponte ajudaria a diminuir o trânsito na BR-386, principalmente no trecho entre Estrela e Lajeado e, num momento como o atual, em que o fluxo neste local está prejudicado pelo grave acidente ocorrido, seria uma opção mais fácil para o tráfego, principalmente de cargas pesadas.

O prefeito Sandro destaca que em horários de pico do movimento já se percebia trânsito congestionado em vários pontos, o que mostra a necessidade de buscar alternativas.

Além de ser um anseio dos dois municípios, a obra beneficiaria a região e o Estado, oferecendo nova alternativa de tráfego. “Agora que percebemos a fragilidade na prática, mostra-se ainda mais viável este estudo, pois não vamos desafogar o trânsito se centralizarmos em Estrela e Lajeado”, defende Sandro.

Sobre o assunto, foi realizada uma reunião nesta semana com o senador Luiz Carlos Heinze para dar andamento no estudo proposto e também um encontro com engenheiro da CCR para expor a dificuldade dos municípios em manterem suas estradas vicinais e asfaltos neste momento, com os desvios que estão ocorrendo em função da interrupção na BR 386.

O prefeito relata que em Colinas isso ocorre em vários pontos, na estrada que liga a Roca Sales, assim como no trecho asfáltico novo que interliga com Teutônia. “Estivemos esta semana com nossas máquinas da Prefeitura rebocando caminhões que não conseguiram seguir na via. Fizemos este asfalto com muito suor e ainda estamos pagando, mas ele não foi projetado para uma capacidade de carga com mais de 30 toneladas”, demonstrou sua preocupação.

- publicidade -