Soldado resgata mulher do Arroio Boa Vista em Teutônia

7107
Crédito: divulgação BM

Um soldado da Brigada Militar de Teutônia resgatou uma mulher de 29 anos do Arroio Boa Vista, no Bairro Languiru, por volta do meio dia desta sexta-feira (21/5). Ela se jogou da ponte na Rua Daltro Filho, conhecida como Estrada da Várzea. O soldado Rodrigo Barboza Queiroz relatou que a mulher se jogou na água em uma tentativa de suicídio. Quando os policiais chegaram, Queiroz entrou na água para iniciar a tentativa de resgatá-la.

Nesses casos que envolvem tentativa de suicídio, a BM é a primeira força de segurança a chegar no local. A instrução é que converse com a pessoa para estabilizar a situação e evitar que ela cometa suicídio, isolar o local e contatar o negociador da BM para tomar as medidas necessárias. “Nessa situação, a vítima já tinha se jogado da ponte e a minha intenção foi realizar o socorro o mais rápido possível”, conta o soldado.

Quando a mulher caiu na água, ficou apoiada em uma pedra que estava dentro. “Eu não sabia qual era a profundidade, ou se tinha risco dela cair da pedra e se afogar, dando continuidade a sua tentativa”, explica o soldado. Ele relata que não possui treinamento para salvamentos na água, “e fui pelo impulso de salvar ela mesmo, até porque quando ingressei na BM, fiz um juramento que diz “mesmo com o risco da própria vida”.

Crédito: arquivo pessoal

A mulher envolvida pulou de uma altura de cerca de cinco a seis metros e surpreendeu o policial por não ter sofrido ferimentos graves, uma vez que há bastante pedras embaixo da água. “Corri pelo fundo das residências e desci barranco abaixo”, relatou. Quando conseguiu se aproximar, Queiroz iniciou uma conversa e pediu o que havia acontecido. “Ela disse que tinha desistido de viver. Estava internada no Hospital Ouro Branco, de onde fugiu e decidiu cometer o suicídio”, conta.

Queiroz conta que entrou na água, conversou e abraçou ela, até retirar de dentro do arroio. Ele conseguiu subir o primeiro lance do barranco até que chegaram os integrantes dos Bombeiros Voluntários de Teutônia, que colaborou com a retirada por meio do mato e dos barrancos. Ela foi novamente encaminhada ao hospital.

Ainda conforme informações repassadas pela BM, a mulher possui depressão e chorava muito no momento. “Pelo desgaste físico e emocional, ela não conseguiria sair dali sozinha. Se perdesse o apoio em que estava na pedra, certamente se afogaria”, comenta Queiroz.

AJUDA

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é um dos canais de apoio para quem precisa de ajuda. Disque 188 e converse com um profissional, que estará pronto para auxiliar. Ou procure a rede de apoio local.

- publicidade -