Vereadores pedem ciclovia, calçamento e iluminação em Teutônia

987
Crédito da foto: Reprodução

A Câmara de Vereadores de Teutônia teve sessão na noite de terça-feira (18/5). Em pauta, esteve principalmente duas indicações: a 86/2021 e a 94/2021. Ambas pedem investimentos no calçamento, ciclovia e iluminação em importantes trechos da cidade.

A 94/2021 indica o estudo de um projeto técnico para a implantação de uma Ciclovia, uma Pista de Caminhada e Iluminação na Rua Duque de Caxias, a partir da Rua Carlos Arnt até a comunidade Evangélica de Confissão Luterana Melanchton, de Linha Germano. É de autoria do vereador Vitor Ernesto Krabbe (PDT).

Márcio Cristiano Vogel (MDB) disse que aumentou muito o movimento no trecho e não há calçada. Cleudori Paniz (PSD) disse que no local sairão as obras do Avançar Cidades, que irão colaborar bastante com a questão. “Quem faz caminhada terá mais segurança e os moradores terão suas propriedades mais valorizadas”, complementou a vereadora Neide Jaqueline Schwarz (PDT). Claudiomir de Souza (PSL) agradeceu aos vereadores por abraçarem a ideia, que segundo ele, é uma luta de anos.

A indicação 86/2021 pede estudos de instalação de ciclovia, pista de caminhada e iluminação pública na ERS-419, do Bairro Languiru até o Bairro Boa Vista, nas imediações do Pesque e Pague Stalhöfer.

“Fiquei muito feliz porque o prefeito aceitou a ideia e acredito que a gente deve buscar recursos nos governos federal e estadual”, disse o autor da indicação, Valdir Griebeler (PSDB). Ele também sugere que seja trabalhado com o Executivo e com a comunidade a criação de roteiros e pistas de caminhada dentro dos bairros e entre bairros, e sugeriu que nesses trajetos fossem colocados bancos e bebedouros.

Griebeler também disse que solicitou ao Daer a recuperação do acostamento da ERS-419, que está precário. Cláudia Cristina Reinheimer Frigo (Cidadania) concordou com as indicações e relembrou que o governo federal autorizou a duplicação da BR-386, entre Lajeado e Carazinho, o que irá beneficiar caminhoneiros e munícipes que usam o trajeto.

O presidente da casa Diego Tenn Pass (PDT), enalteceu que a comunidade deve buscar os vereadores para tratar de reivindicações como esta e outras. “Vocês fazem metade do caminho em direção ao poder público e o poder público faz outra metade do caminho”, disse.

Com o mesmo intuito, Vitor Lermen (PTB) falou sobre a indicação 90/2021. Pede que seja estudada a possibilidade reforma das atuais e construção de novas calçadas de passeio nas principais ruas do município. “O Bairro Alesgut tem dois acessos principais, pela Rua Erno Dahmer e pela Rua Major Bandeira. Se caminhar três quadras na Major, é obrigado a caminhar em cima da pista”, disse.

Mais secretarias

Evandro Biondo (MDB) falou sobre a indicação 84/2021, de sua autoria, que pede o estudo para a criação da Secretaria do Meio Ambiente, com o desmembramento da Agricultura. Segundo ele, são pastas que demandam atenção de forma diferente.

Conforme a justificativa, é para que se possa focar em uma política ambiental através da defesa do meio ambiente e da qualidade de vida de toda a população, fundamentado em princípios de sustentabilidade e valorização do patrimônio ambiental e histórico da região.

Ele também relembrou a indicação 79/2021 que fez na semana passada. Essa, pede o estudo para recriar a Secretária da Cultura, com o desmembramento da Juventude Esporte e Lazer. O motivo é a necessidade do resgate do patrimônio histórico/cultural de Teutônia e pelo potencial turístico. “Teutônia precisa cuidar da sua história, e a cultura e turismo podem potencializar muito mais a Capital Nacional do Canto Coral, a cidade que Canta e Encanta, os CTGs, grupos folclóricos, teatro, dança, artistas plásticos”, disse ele.

Neide Jaqueline Schwarz (PDT) concordou com a ideia. “Esse ano não é possível dividir, mas vou torcer para dar certo”, disse.

Auxílio as empresas

Paniz também falou sobre sua indicação 93/2021, que pede o estudo da criação de uma linha de crédito, em parceria com alguma instituição financeira, para auxílio de pequenas empresas que devido ao coronavírus, estão com dificuldades financeiras. Ele solicita o estudo da possibilidade de o município ser o fiador do empreendedor em casos que se façam necessários.

Também indica o estudo da possibilidade de subsidiar o aluguel dos atelieres, durante 90 dias, a exemplo do que ocorrera no ano de 2020. “Que se estude uma possibilidade de a prefeitura subsidiar pelo menos o juros para essas empresas, arrecadar recursos financeiros junto aos bancos, dar uma carência, um crédito para dividir”, sugere ele.

Claudiomir de Souza (PSL) concordou. “São as empresas que vão trazer recursos para serem investidos em saúde e outras áreas, então que se dê atenção especial”. Ele preocupou-se com empresas que possam pensar em sair do município.

Verbas para a cidade

Márcio Cristiano Vogel (MDB) disse que recebeu um ofício do deputado Márcio Biolchi (MDB) que comunica que irá conseguir recursos financeiros no valor de R$ 150 mil através de indicação de emenda parlamentar. “Essa emenda será utilizada para ajudar a nossa fila de cirurgias eletivas, demanda reprimida, que são mais de 525”, disse.

Cleudori Paniz (PSD) ainda disse que virá recurso de R$ 100 mil por meio do deputado Elizandro Sabino (PTB).

- publicidade -