Produtores de Imigrante solicitam 1.800 horas de serviços com máquinas pesadas

437
Produtores usufruem dos benefícios oferecidos pela administração. Crédito da foto: Cris Thomé/Divulgação

Os produtores rurais de Imigrante já recebem os serviços com máquinas pesadas solicitados em janeiro e fevereiro. Neste ano, 180 produtores imigrantenses se inscreveram e totalizaram 1.800 horas de atividades nas propriedades. O município paga 50% do total dos custos a título de incentivo, e os outros 50% são quitados pelos agricultores. Como a agricultura é responsável por fatia expressiva do orçamento municipal, esta é uma forma de incentivo para quem investe no agro.

Para acessar o subsídio da Prefeitura, o agricultor precisa ter a inscrição estadual no município, ter valor adicionado positivo no ano anterior e estar quite com a Fazenda Municipal. Podiam ser solicitadas até 10 horas de serviços de máquinas pesadas – trator de esteira ou escavadeira hidráulica – por inscrição.

Ao solicitar o serviço, o produtor precisa informar qual a máquina necessária em sua propriedade. Isto permite ao município licitar a quantidade correta de horas de cada equipamento. Pela licitação, a quantidade de horas e a concorrência entre os prestadores de serviço reduz o valor por hora máquina, beneficiando os cofres públicos e os agricultores.

Antes de iniciar nas propriedades, o Departamento de Meio Ambiente e a Secretaria de Agricultura visitam as propriedades para avaliar o serviço a ser realizado. Segundo o biólogo Cristiano Birkheuer, devido à legislação ambiental rigorosa, os serviços de máquinas pesadas são vistoriados de modo a orientar e esclarecer o produtor se o trabalho necessita ou não de Licença Ambiental. Caso não seja necessária, é emitida uma Declaração de Anuência Ambiental.

Os principais serviços realizados pelas máquinas são: limpeza das lavouras como destoca (retirada de tocos de árvores), recolhimento de pedras e a regularização de terrenos para novas áreas de plantio, além de melhoria das estradas internas.

O secretário de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Gilnei Dahmer, destaca o roteiro traçado para otimizar as ações – as máquinas atendem toda uma comunidade, antes de seguir para a próxima localidade. Linha Rosenthal, Linha Progresso e Linha Imhoff já receberam os serviços. Nesta semana, uma das máquinas atendeu os produtores da Harmonia Alta. A próxima comunidade a receber as máquinas será a Seca Baixa.

Para atender a demanda dos pedidos deste ano, que passaram de 130 para 180 inscrições, a Secretaria solicitou que duas máquinas de escavadeira hidráulica fossem disponibilizadas aos agricultores.

- publicidade -