Hospital Bruno Born completa 90 anos

1497
Hospital São Roque Hoje Bruno Born / Crédito da foto: Acervo Lajeado

Dia 10 de julho: o Hospital Bruno Born (HBB), de Lajeado, completa 90 anos como a principal instituição de saúde do Vale do Taquari e uma das principais do Rio Grande do Sul.
Recebe pacientes de mais de 70% do Estado, mas, tem uma história de integração comunitária e de excelência nos serviços. São mais de mil profissionais dedicados a atender 24 horas por dia pacientes nas mais diversas especialidades.

A trajetória da instituição teve início em 10 de julho de 1931, após mobilização de lideranças locais que uniu católicos e protestantes, sob liderança do Irmão Emilio Conrado, do empresário Bruno Born e do médico Roberto Fleischhut. Maximiliano Fischer, Pedro Leão Mallmann (então pároco da Paróquia de Santo Inácio) e José Frederico Schaan também participavam deste esforço conjunto em prol da criação do primeiro hospital de Lajeado, que nasceu São Roque.

Nos primeiros 63 anos de funcionamento, o hospital esteve sob os cuidados da Congregação das Irmãs da Divina Providência, que auxiliavam no atendimento e na administração. Elas deixaram os cargos de chefia na década de 1980.
O São Roque passaria a se chamar Bruno Born em 22 de junho de 1974, a partir de sugestão do Dr. Paulo Sérgio Bertoglio. Bruno Born havia falecido semanas antes e, tendo sido administrador da casa de saúde por décadas, recebeu a homenagem.
Com o passar dos anos o HBB foi crescendo, conquistando espaço e oferecendo nossos serviços. Preparado para o futuro pelos administradores anteriores, e baseado na confiança e espírito empreendedor da atual diretoria, na última década, especialmente, o HBB deu um salto gigantesco à frente.

Em 2015 inaugurou o Centro de Tecnologia Avançada (CTA) com 15 andares. Três anos depois iniciou os trabalhos no Centro de Reprodução Humana (CRH), um dos mais avançados do país. Ainda em 2018 inaugurou o Núcleo Avançado de Atividades em Saúde, em parceria com a Univates.
Em 2019 conquistou a Acreditação Pleno Nível 2 e também inaugurou o novo Atendimento 24 Horas, em parceria com a Unimed.
Em 2020, durante a pandemia, conquistou a Acreditação Nível 3 ONA (tornando-se um dos poucos hospitais do país a contarem com a certificação). No final do ano, foi apontado pela revista norte americana Newsweek como o melhor hospital do Brasil em cidades com menos de 100 mil habitantes. E por fim, em 2021, inaugurou – também em parceria com a Univates – os laboratórios de Anatomopatologia.

“Trabalhamos para oferecer o melhor atendimento possível, com a maior qualidade possível. E fazemos sempre com responsabilidade, com os pés no chão – mas buscando o desenvolvimento e o crescimento”, avalia o diretor-executivo Cristiano Dickel.

“Este é um momento muito importante e para mim, como gestor, é um orgulho fazer parte desta história”, complementa.
Presidente do HBB, João Batista Gravina está à frente de uma diretoria composta por voluntários. “Aqui as decisões não são tomadas por uma pessoa, apenas, mas por todos da diretoria. Isso é importante porque dá segurança às ações e projetos. Todos os passos são avaliados e debatidos conjuntamente. “Talvez este seja um dos motivos que fizeram o hospital chegar aos 90 anos com tanta força e representatividade: a participação de todos. O HBB é um hospital para a comunidade. Me sinto muito feliz em integrar este grupo e de ser um pedacinho desta trajetória tão linda e importante.”

- publicidade -