Lajeado realiza simulado sobre cheias e reúne municípios da macrorregião

401
Crédito da foto: Maiara Rovêa / Divulgação

Onze municípios do Vale do Taquari estiveram reunidos nesta quinta-feira (11/11), no Salão de Eventos da Prefeitura de Lajeado, para realizar um simulado de mesa sobre sistema de prevenção para situações de cheias. O simulado foi ministrado pelo coordenador do Departamento de Trânsito, Vinicius Renner, e teve a participação do Secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, e de representantes das Coordenadorias Regionais de Proteção de Defesa Civil.

O simulado iniciou com a apresentação de um cenário fictício em que a precipitação pluviométrica na cidade de Vacaria estava em 150mm, com previsão de chover 150mm nas próximas 12 horas. Na simulação, o monitoramento eletrônico apresentou falhas e a rede de telefonia apresentava instabilidade. Então se colocavam perguntas, como: Quais medidas serão tomadas? O município tem capacidade de enfrentar a adversidade? Quais órgãos externos à Prefeitura darão suporte à Defesa Civil?

No treinamento, foram abordados os sistemas de Alerta e Alarme, que devem ser utilizados para facilitar a comunicação entre os municípios. O Alarme é o momento em que a Defesa Civil da cidade deve estar atenta e coletando todas as informações, e Alerta é o momento de agir, em que o município deve estar atuando para evitar prejuízos aos munícipes. 

Segundo o coordenador, Vinícius Renner, um dos fatores mais importantes para evitar incidentes em situações de cheias é a comunicação.

“Nós não podemos perder as informações, temos que manter a comunicação de forma ativa. Se estivermos sem celular, a informação vai ter que chegar na outra cidade, seja por meio dos Bombeiros, da Brigada Militar ou via rádio”, falou Renner. 

A cidade de Guaporé, ao participar do simulado, foi representada pelo coordenador de Defesa Civil municipal, Rafael Antônio Pissetti. 

“Nós priorizamos o sistema de alarme e alerta, colocamos um pluviômetro digital e um pluviômetro dentro do Arroio Barracão. Além disso, temos duas rádios parceiras que repassam todas as informações do que está acontecendo”, explicou Rafael.

- publicidade -