MP recebe denúncia sobre suspeita de fraude em documentos de vereador de Teutônia

2453
Claudiomir de Souza (PSL) - (à esquerda da foto) - teria entregado comprovações falsas sobre visita feita a um deputado em Brasília. A situação foi apresentada na tribuna pelo presidente Diego Tenn Pass (PDT) - (à direita na foto) - que afirma que está apenas querendo esclarecer os fatos e não perseguir alguém

As inconsistências na prestação de contas das diárias do vereador Claudiomir de Souza (PSL) ganhou novos desdobramentos. Uma denúncia sobre o caso deu entrada no Ministério Público esta semana. A denúncia foi recebida pela promotora substituta do Ministério Público de Encantado, Daniela Pires Schwab, que atuava em regime de exceção e atendia a Comarca de Teutônia.

O regime de exceção encerrou nesta sexta-feira (17/12) e, a partir de então, o material passa para responsabilidade do promotor de Justiça titular de Teutônia, Jair João Franz. Franz tomou conhecimento do caso via expediente e também por meio da imprensa.

Nos próximos dias deverá fazer a análise da documentação. No entanto, o caso não se enquadra em regime de urgência e, por isso, aguardará o recesso forense – de 20 de dezembro a 6 de janeiro. Possivelmente após esse período, o promotor fará análise documental e dará os próximos passos. Estes dependem do resultado dessa avaliação documental e podem ter diferentes rumos: arquivamento da denúncia, requisição de mais informações ou realização de diligências e aprofundamento da investigação.

Perícia indica falsificação

O caso das diárias com inconsistências veio à tona na semana passada, quando foi apresentado na tribuna pelo presidente Diego Tenn Pass (PDT). Esta semana ganhou novos desdobramentos e destaque após uma perícia, contratada pela Câmara de Vereadores, atestar que os documentos que comprovam visitas a gabinetes de deputados nos dias 5 e 7 de outubro foram falsificados.

A falsificação estaria nas assinaturas do deputado Marcelo Moraes (PTB) que, segundo a perícia, foram sobrepostas no documento. Ou seja, foram recortadas de outro arquivo e coladas no arquivo apresentado.

O presidente da Câmara diz que a situação é triste, pois atinge a imagem do Legislativo e pode “respingar” nos demais vereadores, pois as pessoas generalizam e acham que todos os vereadores são desonestos, e pede que isso não aconteça. “Acompanhem o trabalho de todos os eleitos, só assim a política será diferente”, afirma.

Tenn Pass reafirma que todas as investigações e procedimentos adotados até o momento não tem intuito de perseguir nenhum vereador. Segundo ele, apenas quer que tudo seja esclarecido, afinal, toda responsabilidade sobre os recursos da Câmara, inclusive os liberados para diárias, recai sobre o presidente, assim ele está, também, se preservando.

A Folha Popular tentou contato com o vereador Claudiomir de Souza para pedir sua versão dos fatos, porém, ele não retornou. Tentamos contato também com o deputado Marcelo Moraes, por meio do número de WhatsApp do gabinete do mesmo, mas também não obtivemos resposta.

Explicações

Nesta quinta-feira (15/12), o presidente da Câmara de Vereadores de Teutônia, Diego Tenn Pass, concedeu entrevista ao programa Espaço Aberto da Rádio Popular sobre o tema. A entrevista completa pode ser acessada pelo popular.fm.br. O vereador Claudiomir de Souza também foi convidado para participar do programa e apresentar sua versão dos fatos, mas declinou o convite. Ele justificou que estava trabalhando fora de Teutônia no dia.

- publicidade -