Teutônia pode quebrar seu próprio recorde de temperatura neste fim de semana

Com registro de 41,7°C no domingo (16/1), o município atingiu a marca mais alta do Brasil no dia. No Vale do Taquari, a maior temperatura desde 1998

3420
Estação particular de Wessel registrou 41,6ºC no domingo (16/1) em Teutônia / Crédito: Frederico Wessel / Divulgação

O Vale do Taquari entrou para o cenário nacional no fim de semana passado. Mais precisamente, o município de Teutônia. No domingo (16/1), a capital do canto coral registrou a temperatura mais elevada do Brasil no dia. Em relação à região, a temperatura mais quente desde 1998. Os termômetros marcaram 41,7°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET); 1,5°C a mais do que o recorde anterior, alcançado em duas datas: 7 de fevereiro de 2014 e 14 de março de 2020.

Responsável por manter oito estações meteorológicas na região, o teutoniense Frederico Wessel explica que as altas temperaturas de Teutônia ocorrem por questões geográficas. “Fica em um Vale, na borda da serra e tem baixa altitude”, pontua.

A meteorologista Estael Sias, da MetSul, corrobora com a fala de Wessel e argumenta que os picos de calor no Vale do Taquari ocorrem sob influência de ventos do norte. A profissional informa que nos próximos dias este vento deve atuar com maior intensidade. “Deve fazer com que tenhamos sábado, domingo e, talvez, na segunda, marcas ao redor de 40°C na região, especialmente em Teutônia”, antecipa.

Ainda, conforme Estael, este fim de semana será marcado por abafamento, mas haverá presença de umidade. “Principalmente no domingo. Sábado poderá ter nuvens, mas é baixo o potencial de chuva. Já no domingo esse cenário é mais favorável”, compreende.

Ela chama atenção para a possível presença de temporais. Repetindo o que ocorreu nessa sexta-feira (21/1). A meteorologista enfatiza a mistura de condições climáticas. “Sol, calor forte, temperatura que vai oscilar na casa dos 24°C nos turnos da manhã e 41°C nas tardes. Umidade em alta, passando uma sensação de mormaço e abafamento. Os temporais com ventos e raios, podendo ter presença de granizo”, detalha.

Segundo Estael, o pico de aquecimento acontecerá entre o domingo (23/1) e a segunda-feira (24/1). Para a semana, há previsão de frente fria. “De terça para quarta-feira. A princípio, vai conseguir vencer o bloqueio atmosférico e baixar as temperaturas. Ainda estará abafado, mas vai diminuir. Porém, apenas no início de fevereiro é que deve refrescar mesmo, de forma significativa. Uma queda de 10 a 15°C aproximadamente”, finaliza.

- publicidade -