Projeto de extensão da Univates leva relações internacionais às escolas do Vale do Taquari

Cerca de 500 estudantes participaram das ações em 2021. Projeto acontece desde 2014

795
Ação realizada no Colégio Santa Teresinha em 2019 / Crédito da foto: Univates / Divulgação

Um projeto de extensão realizado desde 2014 na Universidade do Vale do Taquari – Univates leva o tema das relações internacionais às escolas públicas e privadas da região do Vale do Taquari. É o “Relações Internacionais na sala de aula”, desenvolvido por professores e estudantes da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas da Universidade. 

Em 2021 as oficinas de extensão voltadas ao Ensino Fundamental (séries finais) e Médio (os três anos) contaram com a participação de mais de 500 alunos de escolas de Anta Gorda, Arroio do Meio, Estrela, Lajeado e Teutônia, cujas demandas giraram em torno de temas como a crise do Afeganistão, a COP 26, a política externa brasileira, as guerras mundiais e os conflitos entre cidades-Estado e impérios durante a antiguidade clássica. 

Do projeto derivam ações como oficinas de simulação de processos decisórios em Relações Internacionais, nos quais os alunos assumem o papel de países e organizações internacionais e tomam decisões como se fossem os líderes dos Estados e entidades. Atualmente o projeto tem o envolvimento de dois docentes: o coordenador, professor Mateus Dalmáz, e a colaboradora, professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar; e também de uma bolsista de extensão, Anacarolina Marcolin. 

Nas escolas, os estudantes que participam são estimulados a pensar sobre conceitos de ciência política, de Relações Internacionais e de economia; história das relações internacionais e da política externa brasileira; atualidades sobre diplomacia, geopolítica, segurança internacional, economia internacional, política internacional e inserção internacional do Brasil. Esses temas são úteis para complementar o ensino de, especialmente, História e Geografia para os jovens, disciplinas presentes nas grades curriculares do Ensino Básico. 

Conforme o coordenador do projeto, professor Mateus Dalmáz, a iniciativa contribui pois leva “informação, conhecimento e análise sobre o ambiente externo dentro do qual o Brasil se insere; aprofundamento de estudos escolares sobre história, geografia e meio ambiente aos estudantes”. 

Além da extensão, que é a aproximação da Universidade das comunidades de seu entorno, iniciativas de pesquisa também são derivadas do projeto, com estudos sobre temas pontuais de Relações Internacionais (como a Era de Trump) e da política externa brasileira (como a política de migrações).

Escolas interessadas em realizar atividades podem entrar em contato com a equipe do projeto por meio do e-mail [email protected].  

- publicidade -