Mais de 2,3 mil alunos retornam às salas de aula na quarta-feira em Arroio do Meio

552
Crédito: Daiane Laís Kalsing

O ano letivo para mais de 2.400 crianças matriculadas nas 13 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) inicia na próxima quarta-feira, dia 16. Para este retorno às salas de aula, cerca de 500 profissionais das EMEFs e das Escolas Comunitárias de Educação Infantil (ECEIs) estiveram reunidos nesta segunda-feira (14/2), para a abertura oficial realizada no Salão Comunitário de Rui Barbosa.

Na ocasião, a secretária de Educação, Iliete R. Winck salientou que o retorno das atividades escolares está sendo diferente. “Não estamos mais à distância, apesar dos cuidados que ainda se fazem necessários. Isso é extremamente importante a nós profissionais da educação, pois aprendemos através das trocas, experiências e vivências”.

A vice-prefeita Adriana Meneghini Lermen ressaltou a responsabilidade que os educadores têm na formação de cada aluno, pois, segundo ela, a escola é uma engrenagem que precisa funcionar para que as crianças sejam bem atendidas em todos os aspectos. “As crianças vêm de um processo que foi à distância e sei o quanto isso foi prejudicial para elas e para nós educadores. Estamos nesse momento recuperando algo que nos foi tirado, além de repensar o nosso fazer pedagógico”.

Já o prefeito Danilo Bruxel enalteceu a responsabilidade da educação arroio-meense, visto que são mais de 3,2 mil crianças e jovens matriculados nas escolas, sejam elas municipais ou de educação infantil. “O nosso compromisso como Administração é grande. Os pais acreditam e confiam no ensino municipal e Arroio do Meio tem uma história bonita na área da educação. É um município reconhecido pelas pessoas que temos, pelos alunos que vocês já prepararam ou estão preparando”.

Após os pronunciamentos, o público assistiu a palestra “Ensinando e aprendendo com prazer: a neurociência entra em ação”, ministrada pelo professor e pesquisador da Unicamp, José Meciano Filho. O tema teve como objetivo apresentar as estruturas cerebrais envolvidas com o prazer e motivação, propondo ações, atitudes comportamentais e estratégias a serem aplicadas para o incentivo dos gestores, melhorando e facilitando o trabalho junto aos seus funcionários e alunos, no caso dos professores.

- publicidade -