Painel genômico disponível no Saúde Univates identifica Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

Exame pode ser realizado sem agendamento

457
Exame pode ser realizado sem agendamento no Prédio 16 da Univates ou na unidade do Saúde Univates no Hospital Bruno Born, em Lajeado / Crédito: Nicole Morás

As Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), chamadas há até pouco tempo de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e estão entre os problemas de saúde de maior impacto nos sistemas públicos de saúde e na qualidade de vida das pessoas no Brasil e no mundo, de acordo com o Ministério da Saúde.

Muitas vezes assintomáticas, as infecções desse tipo foram diagnosticadas em aproximadamente 1 milhão de brasileiros com idade igual ou superior a 18 anos apenas em 2019, quando foi realizada a última Pesquisa Nacional de Saúde. Conforme a gerente técnica do Saúde Univates, Andréa Horst, já existe um painel genômico capaz de identificar as ISTs mais recorrentes.

“O Painel de IST é um exame feito com uma amostra de urina ou secreção do sistema reprodutor e é capaz de detectar seis diferentes patógenos causadores de infecções do trato urogenital”, explica. Andréa acrescenta que o exame pode ser feito a partir de indicação médica, por isso quem tiver interesse pode procurar o profissional da sua confiança para avaliar a indicação.

No Saúde Univates, o exame pode ser feito sem agendamento. Caso o paciente prefira, pode ser realizado agendamento de coletas pelo WhatsApp 51 3714-7000 ou pelo site https://www.saudeunivates.com.br/. As coletas são realizadas em dois locais em Lajeado:

Prédio 16 da Univates
Avenida Alberto Müller, 1151, bairro Carneiros, Lajeado/RS
Horário de atendimento
De segunda a sexta-feira
Manhã: das 6h30 às 12h
Tarde: das 13h às 17h

13º andar do prédio do Hospital Bruno Born (HBB), com entrada pela rua Júlio de Castilhos
Horário de atendimento
Segunda a sexta-feira: das 7h às 17h
Sábado: das 7h às 12h

Transmissão e manifestação
Conforme o Ministério da Saúde, as ISTs são transmitidas principalmente por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal), sem o uso de preservativo masculino ou feminino, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as ISTs também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

As ISTs podem se manifestar por meio de feridas, corrimentos e verrugas anogenitais, entre outros possíveis sintomas, como dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele e aumento de ínguas.

- publicidade -