Prefeitura de Lajeado organiza mutirão contra a Dengue no Bairro Bom Pastor

A ação será realizada no domingo (6/3)

643
Ação e controle da Dengue / Crédito: Francini Ledur

Diante do aumento do número de casos confirmados e suspeitos de dengue no município, a Prefeitura de Lajeado fará no domingo (6/3), o primeiro Mutirão Lajeado Contra a Dengue deste ano. O ponto de encontro das equipes participantes será no bairro Bom Pastor, um dos mais afetados neste momento, junto à EMEI que está em construção no bairro.
– Nossa ideia é chamar a atenção da população de toda a cidade por meio dos mutirões. Vamos reunir diversas equipes da Prefeitura para orientar a comunidade e também para recolher lixo, eliminando os focos do transmissor da Dengue, além de notificar terrenos e construções abandonados, nas quais se localizem possíveis criadouros. Não podemos ter criadouros de mosquitos na cidade. Só assim poderemos vencer esta nova batalha da saúde. E como os mosquitos Aedes aegypti estão na casa das pessoas e é lá que se procriam, não adianta apenas a Prefeitura agir. Nosso papel é alertar, e a comunidade precisa fazer a sua parte – disse o secretário municipal da Saúde, Dr. Cláudio André Klein.
Diversas atividades estão previstas para acontecer a partir das 8h da manhã. Neste mutirão, a ação será focada na região com maior número de casos positivos e suspeitos. Nos próximos domingos, outros mutirões serão realizados em outros bairros para alertar a comunidade sobre a importância de agir.

Atividades do Mutirão Lajeado Contra a Dengue
Local: Bairro Bom Pastor, junto à EMEI em construção, a partir das 8h
– Agentes de endemias abordarão as residências localizadas próximas aos pontos focais para informar os moradores sobre as medidas a serem tomadas e para ajudar na fiscalização do pátio e da casa para identificar pontos de proliferação do mosquito
– Caminhões e retroescavadeiras da Prefeitura ajudarão a recolher lixo de todos os tipos em todo o bairro- Fiscais avaliarão terrenos que necessitam ser roçados e limpos para notificar os proprietários sobre a necessidade de providenciar a ação- Folders sobre como combater o mosquito serão distribuídos no bairro- Os agentes de combate a endemias avisarão moradores da área mais crítica sobre cuidados que deverão tomar na segunda-feira porque, nestas áreas, haverá aplicação de um produto específico, com o objetivo de matar as fêmeas contaminadas com o vírus para interromper a transmissão da dengue. Importante salientar que este produto só atinge mosquitos adultos, então a limpeza do terreno e a destruição de pontos de acúmulo de água é essencial para que os ovos e as larvas já depositados não se desenvolvam. A aplicação é criteriosa e é feita somente nas casas que estão dentro de um raio de ação definido pela equipe da Vigilância Ambienta, respeitando as normas e diretrizes nacionais para controle das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A ocorrência de vento forte ou chuva pode adiar ou impedir uma ação agendada.


Casos confirmados e suspeitos
Nesta quinta-feira (3/3), Lajeado conta com 6 casos confirmados de dengue (bairros Bom Pastor, Olarias, Conventos e Moinhos d´Água), 1 negativo e 122 casos suspeitos (aguardando confirmação de exame ou aguardando a data ideal para coleta do exame).
Dos 27 bairros de Lajeado, 17 já contam com casos suspeitos, e os mais afetados são Bom Pastor, Florestal, Conventos, Olarias e São Cristóvão.


Uso do repelente
Uma forma de evitar a contaminação é o uso e reaplicação contínua de repelente de insetos. Isso afasta os mosquitos, evitando a picada por um mosquito potencialmente contaminado, e ao mesmo tempo evita que um mosquito se contamine ao picar um doente e transmita a doença para outras pessoas. Estima-se que um único mosquito contaminado possa passar a dengue para 300 pessoas.


Fique atento aos principais sintomas da dengue:
– Febre alta, maior que 38,5ºC de início súbito- Dores musculares intensas- Dor ao movimentar os olhos- Mal estar- Falta de apetite- Dor de cabeça- Manchas vermelhas no corpo
Atenção: Em caso de identificação dos sintomas e suspeita de dengue, procure atendimento médico para realizar o diagnóstico. 


Como se proteger e evitar a transmissão:
– Mantenha fechadas as tampas de vasos sanitários e de ralos pouco usados, como os de áreas de serviço e de lazer, que tenham a possibilidade de acumular água- Se for viajar, feche também os ralos dos banheiros e a tampa dos vasos sanitários- Mantenha o pátio sempre limpo, descartando adequadamente o que não é utilizado- Descarte corretamente recipientes em desuso, que possam acumular água, como: potes, tampinhas de garrafa, folhas, sacolas plásticas, etc.- Tampe tonéis, caixas d’água e qualquer tipo de recipiente que possa acumular água- Certifique-se de que as lonas de cobertura de piscina ou caixas d´água, por exemplo, estejam bem esticadas para não haver acúmulo de água- Não deixe acumular água nos vasos de plantas- Mantenha a bandeja de degelo da geladeira limpa e sem água- Se por algum motivo tiver pneus no quintal, mantenha-os secos e abrigue-os em local coberto, ou descarte-os corretamente se não tiverem utilidade- Escove bem as bordas dos recipientes (vasilha de água e comida de animais, vasos de plantas, tonéis, caixas d’água) e mantenha-os sempre limpos- Faça o tratamento com cloro na água das piscinas


Para denúncias de focos do mosquito entre em contato com a Vigilância Ambiental pelo fone (51) 3982-1216.

- publicidade -