Plano de Saneamento mapeia uso da água no interior de Estrela

Presidentes das 29 sociedades de águas das localidades da zona rural foram chamados a responder um questionário para compor o banco de informações do estudo

422
Reunião ocorreu nesta terça-feira (22/3), Dia Mundial da Água, para chamar atenção à importância do tema / Crédito: Rodrigo Nascimento / Governo de Estrela / Divulgação

O Governo de Estrela, por meio do Departamento de Meio Ambiente, convocou as 29 sociedades de águas que compõem o sistema de abastecimento rural do município. O encontro, realizado na noite desta terça-feira (22/3) – Dia Mundial da Água –, teve como objetivo concluir o levantamento do uso de recursos hídricos no interior. O estudo faz parte do Plano de Saneamento Básico, que está sendo atualizado e deverá traçar investimentos para os próximos 20 anos.

Desde o custo com energia elétrica, para fornecer água às propriedades rurais até a capacidade de vazão dos poços e o valor da manutenção da rede precisam ser quantificados, para medir a eficiência do sistema. “Isso faz parte do levantamento da rede que não é de responsabilidade do município e nem da Corsan, e precisa estar mapeada no Plano Municipal de Saneamento Básico”, explica Simone Schneider, diretora técnica da Lógica Gestão Ambiental Inteligente, empresa contratada pelo Governo de Estrela pra atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico.

De acordo com ela, a necessidade deste mapeamento diz respeito ao conjunto de ações e investimentos necessários a Estrela para as próximas duas décadas. “O município tem o poder de fiscalizar o serviço de abastecimento de água, é o ente federado que tem esta atribuição. É necessário saber se o sistema funciona de forma correta e quais são os pontos que precisam ser melhorados”, pontua Simone.

No encontro, todos os presidentes e lideranças das sociedades receberam um formulário para ser preenchido e devolvido com as informações básicas de consumo. Por meio deste levantamento será dado o diagnóstico de cada rede de abastecimento e as necessidades de investimento a médio e longo prazo. “Ninguém está aqui para punir ou multar. Estamos todos aqui para melhorar o serviço. Estrela está de parabéns pelo abastecimento de água no interior, fruto de um grande esforço de muitos voluntários”, disse o presidente da Câmara de Vereadores, Márcio Mallmann, que também é usuário do sistema e sócio da Sociedade de Abastecimento de Águas de Linha Delfina.

Uma necessidade de todos

O vice-prefeito de Estrela João Carlos Schäfer, que atualmente responde como secretário interino pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Inovação e Sustentabilidade (Sedis), pasta na qual está vinculado o Departamento de Meio Ambiente de Estrela, reforçou a importância da realização do plano. “A última vez que foi feito este levantamento foi em 2012, por isso há uma necessidade de revisarmos o plano. Estrela pode perder a chance de alcançar recursos por não estar com estas informações em dia”, alerta.

A diretora de Meio Ambiente Tanara Schmidt complementa dizendo que todas as ações mapeadas no futuro Plano de Saneamento Básico do município serão factíveis. “Estamos tendo o cuidado para não criarmos um plano de gaveta. Vamos criar estratégias que possam ser executadas, que farão parte do desenvolvimento do município para os próximos 20 anos”, diz.

- publicidade -