Inclusão de autistas é tema de palestra para professores em Teutônia

801
Crédito: Divulgação

A presidente da ONG Floco Azul, mãe e voluntária Poliana Cunha Paiva Steinke, palestrou aos professores da Escola Estadual de Ensino Médio Reynaldo Affonso Augustin acerca da inclusão de autistas no contexto escolar, no dia 17 de março.

Poliana ressaltou a importância do diagnóstico precoce para evitar perdas com atendimentos de crianças autistas que são fundamentais antes dos dois anos de idade. “Muito se tem a ganhar se o diagnóstico for precoce, pois permite vários tipos de atendimento que vão fazer toda a diferença na vida das crianças, para uma melhor integração/socialização na escola, na aprendizagem e no desenvolvimento para toda a vida”, explicou Poliana.

Toda sociedade deve procurar saber sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) para poder auxiliar na percepção e identificação de sinais diante de um caso na família ou no círculo de amigos. Logo a medida é ir à procura de profissionais para realizar o diagnóstico, uma vez que a porcentagem de nascimento de crianças autistas está crescendo de forma acelerada.
No contexto geral, o TEA ainda é algo desconhecido para muitas pessoas. “É necessário buscar conhecimento desse assunto para que possamos incluir de melhor maneira os nossos educandos no dia a dia da escola nas diversas atividades”, ressalta a professora Nilsa do Atendimento Educacional Espacializado – AEE.

O grupo de professores, equipe diretiva e pedagógica da escola agradecem ao empenho e à disposição de Poliana a essa causa tão nobre. A orientadora Loraine Maria Flach, que convidou Poliana para o evento, destaca que foi muito proveitoso para todos os profissionais que atuam na educação, pois estes têm papel importante no amparo aos estudantes.

- publicidade -