Mutirão de Limpeza de Estrela recolhe toneladas de entulhos e lixo verde

Governo de Estrela antecipou operação no Bairro das Indústrias, que visa combate a focos do mosquito da Dengue. Nova ação já está agendada para sábado (2), nos bairros Moinhos e Marmitt

714
Triturador gerou mais de 20m³ de lixo verde / Crédito: Governo de Estrela / Divulgação

No sábado (26/3), foi realizada uma reunião de emergência no gabinete do prefeito Elmar Schneider, que determinou a antecipação pelo início das ações do Mutirão de Limpeza. A ação ocorreria no dia 1° de abril mas foi antecipada para o domingo (27/3).

Pouco após o término do encontro, a força tarefa, com dezenas de profissionais da Secretaria de Infraestrutura Urbana e outros departamentos, já estava nas ruas para realizar a tarefa que durou todo o final de semana e continuou nesta segunda-feira (28/3). O objetivo é que o mutirão se torne itinerante pelos bairros da cidade. No próximo sábado (2/3), das 7h às 17h, será a vez dos bairros Moinhos e Marmitt.

De acordo com o prefeito, a justificativa para a ação imediata é de que não se poderia perder mais tempo na batalha contra o mosquito. “Precisamos de uma mobilização imediata na cidade e no interior. O mosquito é pequeno, mas o problema é enorme”, afirmou.

Segundo o titular da Secretaria de Infraestrutura Urbana, Osmar Müller, a ação obteve grande resultado. “Nossos caminhões recolheram muito material. Foram dezenas de pneus velhos, colchões, móveis e outros objetos, além de lixo verde. Foi uma ação paralela também para o bem do meio ambiente”, resumiu.

Números
O total foi de mais de 45 m³ de lixo, 50 m³ de móveis velhos, colchões e outros entulhos, como também, mais de 20 m³ de galhos e lixo verde triturado. Müller destaca que o Governo está fazendo sua parte, mas que é preciso ajuda de todos, principalmente de moradores e donos de comércios. “É necessário que eles realizem um prévio descarte, coloquem estes materiais nas calçadas para que possamos fazer o recolhimento mais facilmente, pois nem sempre temos acessos aos pátios, e que depois se evite o acúmulo de lixo nos pátios, principalmente daqueles elementos que possam reter água e virar potenciais focos das larvas do mosquito da Dengue e outras doenças”, frisa.

- publicidade -