Projeto escolar em Poço das Antas evidencia importância da vida das abelhas

Sem abelhas, sem alimentação

547
Princípios sobre trabalho, união e vida em sociedade fazem parte dos pilares abordados no projeto / Crédito: Divulgação

As turmas do 5º ano A e B da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Leo Pedro Schneider, de Poço das Antas, estão engajadas em um projeto desenvolvido na disciplina de Ciências acerca do tema: “Sem abelhas… sem alimentação!”. Coordenado pela professora Denise de Fátima Barbosa, o projeto tem como objetivo entender mais sobre o processo de trabalho, vida, união e sociedade em que as abelhas vivem, bem como a importância desses insetos para a polinização das plantas, processo que é de extrema importância para a alimentação dos seres humanos.

Além da parte teórica sobre o tema, as turmas receberam a visita de dois pais de alunos para falarem e explicarem mais sobre o cultivo das abelhas e a produção de mel. O pai do aluno Augusto Rahmeier, Vilson, cultiva abelhas Jataí, e os pais do aluno Renan Welter, Adair e Rejane, que cultivam as abelhas de espécie Africana, vieram até a escola e repassaram ensinamentos sobre os cuidados e cultivo desses insetos.

Na aula prática, eles deixaram uma armadilha para atrair as abelhas Jataí no pátio da escola para que os alunos verifiquem de perto seu processo de trabalho. Também surgiu a ideia de uma pequena contribuição dos alunos para adquirir uma casinha decorada para as abelhas, momento em que o vô da aluna Manuella Lamb Schneider fez a doação de mais uma casinha.

De forma a explorar ainda mais as possibilidades de aprendizado relacionadas à vida das abelhas, os alunos também prepararam receitas de bolachas com mel que trouxeram de casa. Essa atividade trabalhou os diversos gêneros textuais com as turmas. E para culminar, eles compartilharam os conhecimentos adquiridos com todas as turmas da escola.

- publicidade -