Educação de Estrela projeta ampliação da rede de internet nas escolas municipais

Sistema “piloto” está sendo implantado na Escola Odilo Afonso Thomé, no Bairro Imigrantes; meta é tornar a conexão com a internet mais eficiente

418
Em sala de aula, uso dos chromebooks e outros dispositivos conectados à internet exigem uma ampliação na capacidade da rede sem fio / Crédito: Smed / Governo de Estrela / Divulgação

O Governo de Estrela, por meio da Secretaria Municipal de Educação, atua para ampliar a conexão sem fio à rede de internet nas escolas municipais. A ação realizada na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Odilo Afonso Thomé deverá ser repetida em todas as escolas, expandindo a qualidade da conexão e o uso simultâneo da rede para fins pedagógicos.

Para o coordenador de Projetos de Tecnologia da Informação e Comunicação nas escolas, Paulo Sehn, o projeto objetiva uma modernização do sistema usado atualmente, a chegada dos chromebooks e a inserção da internet em sala de aula, somado ao aumenta na quantidade de acessos simultâneos à rede, fez com que se pensasse em uma solução para melhorar o sistema atual.

Sehn destaca que, com a mudança, cada sala de aula passa a ter o seu ponto de acesso à internet. “Antes da instalação haviam apenas quatro pontos em toda escola. Decidimos por esta ampliação na Odilo Afonso Thomé por conta da quantidade de alunos e pelas dimensões do prédio”, aponta.

Foram instalados, também, em cada andar do prédio um Switch Giga LAN para administrar e distribuir a internet, além de todo cabeamento colocado em eletrocalhas. “Após instalado e validado na Odilo, o sistema será replicado neste formato em todas as instituições de Ensino do município, já com vistas a atender novos projetos. O uso da internet em sala de aula é uma poderosa ferramenta pedagógica, necessária nos dias de hoje”, avalia Sehn.


- publicidade -