Colinas promoveu campanha de prevenção ao câncer de boca em maio

441
Crédito: Divulgação

O mês de maio é marcado mundialmente pela campanha do Maio Vermelho, com foco na luta pela prevenção e combate ao Câncer de Boca.

A equipe de saúde Bucal da Unidade Básica de Saúde de Colinas promoveu no decorrer do mês algumas ações, entre elas palestras explicativas sobre a doença, seus fatores de risco e avaliação dos participantes dos grupos +Vida no Interior.

O grupo de pessoas com diabetes também recebeu instruções da equipe que falou principalmente sobre os cuidados redobrados que os portadores desta doença devem ter com a higiene bucal e o câncer de boca.

Para finalizar as ações, no dia 31 de Maio – Dia de Luta Contra o Câncer Bucal -, foi organizado um mutirão de avaliações na Unidade. Para este mutirão foram selecionadas pessoas que não costumam ir até o consultório odontológico e também os pacientes considerados de risco, como fumantes e etilistas, já que dados científicos mostram que três em cada quatro pessoas com câncer de boca já fizeram uso de tabaco, álcool ou ambos.

Ao todo foram realizadas em torno de 80 avaliações, focadas no diagnóstico de um possível câncer de boca.

O Câncer de Boca afeta lábios, gengiva, bochechas, língua e céu da boca. Existem alguns sinais de alerta como feridas ou caroços que não cicatrizam depois de 14 dias, áreas vermelhas ou brancas em qualquer lugar da boca, rouquidão persistente, dificuldade para falar, mastigar ou engolir, entre outros.

Evitar o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas ajuda a evitar a doença. Outros hábitos são importantes aliados na prevenção do câncer de boca: uso do protetor solar (inclusive nos lábios), chapéu e boné; hábitos saudáveis e dieta equilibrada e o uso de preservativo nas relações sexuais.
Outra medida é fazer o autoexame em casa, analisando toda a boca em frente ao espelho e consultar um profissional dentista a cada seis meses (para quem tem dentes naturais) e a cada um ano (para quem usa próteses totais).

Para quem não tem mais dentes naturais, é aconselhado e importante fazer uma consulta odontológica por ano, para avaliar a boca como um todo.

- publicidade -