Grupos de Teutônia comemoram resultados no 8º Dança Bom Retiro

864
Ao final de cada noite foi feita uma foto coletiva de todos premiados / Crédito: Luciana Brune

O 8º Festival Dança Bom Retiro, realizado de quinta-feira (2/6) até sábado (4/6) em Bom Retiro do Sul, junto com a 2ª Expofeira, movimentou escolas de dança de diferentes regiões do Estado. De Teutônia, três escolas de dança participaram em várias categorias e comemoram trazendo inúmeros troféus.

Danças e Ritmos

O Grupo Danças e Ritmos, sob a coordenação da professora Sônia Gomes, levou a representação de escolas e grupos. O Grupo Danças e Ritmos do Cemef participou com as turmas infantil e infanto-juvenil, sendo a turma infanto-juvenil premiada em 3º lugar no Dança Estudante com a coreografia Maps.

O Grupo Danças e Ritmos da EMEF Bento Gonçalves participou com turmas infantil e infanto-juvenil. O Grupo Danças e Ritmos da Melhor Idade participou com duas coreografias. Conquistou o 1º lugar com a coreografia Dancing Days na categoria Grupo e o 1º lugar com a coreografia Balada para um Louco, música de Moacir Franco, na categoria Especial Solo, com Jones Sebastião Nunes de Moraes. Jones também levou o reconhecimento de bailarino destaque da noite.

“Todos os alunos trabalharam, ensaiaram e apostaram na primeira experiência em palco. Agradecimentos especiais às escolas, aos familiares e à Secretaria da Educação de Teutônia”, destaca Sônia.

Dança e Ritmos também foi premiada em várias apresentações / Crédito: Divulgação

Ritmos e Fitness

O Dança Bom Retiro é um festival muito esperado pelas bailarinas, pais e coreógrafas da Escola de Danças Ritmos e Fitness. Neste ano, a vontade de pisar no palco era ainda maior, após dois anos sem evento em função da pandemia. A Ritmos e Fitness participou das categorias ballet clássico e estilo livre. Das 13 coreografias participantes, 10 foram premiadas.

“É tão boa essa energia que a dança nos proporciona! Foram noites emocionantes! É muito bom participar e também assistir aos outros grupos. É uma troca de experiência grandiosa”, destaca a professora Catia Rataizki.

Ela também salienta que por trás do palco e das câmeras existe uma conexão e interação entre os coreógrafos e muito profissionalismo. “Apesar de ser uma competição, há essa interação e troca de palavras, isso é muito bom”, finaliza.

Escola Ritmos e Fitness com os troféus conquistados / Crédito: Divulgação

Movimentu’s conquistou 31 troféus

Para o Grupo de Danças Movimentu’s este também é um festival muito especial. Pela proximidade, a participação das famílias é muito grande, fazendo das noites em Bom Retiro do Sul um grande encontro com torcida organizada.

Para a mãe Débora Neuberger, que acompanhou a filha Cecília, de apenas três anos, uma das bailarinas mais novas do festival, foi uma noite mágica, tanto para a pequena bailarina como para a família. Ela destaca que cada apresentação é como se fosse a primeira. “A expectativa em ver ela no palco, de como vai reagir a um público maior sem ver alguém conhecido na plateia. A emoção ao ver ela tão pequenina, mas tão corajosa, mostrando todo o seu talento e alegria em estar ali, fazendo o que ela mais gosta, que é dançar. É lindo de ver como ela ama tudo isso. O coração da mamãe aqui transborda emoção e orgulho”, declara.
A mãe Márcia Bilhar já sentiu esta emoção muitas vezes, mas cada conquista é como se fosse única. Sua filha Kharol, de 15 anos, já dança há quase dez anos e as lágrimas ainda caem com a mesma emoção a cada troféu.

Kharol enche os olhos da plateia com sua flexibilidade e habilidade no palco. “Quando anunciam a apresentação da minha filha é como se meu coração quisesse saltar pra fora do peito. Um misto de nervosismo, expectativa e ansiedade. Quando a coreografia chega ao fim, executada com perfeição, meu coração se acalma cheio de orgulho e alegria”, expressa.

A professora e coreógrafa Raquel Feyh estava extremamente feliz com os resultados obtidos pelo Grupo. As 34 coreografias apresentadas renderam 31 troféus, entre eles os destaques de melhor figurino no sábado, com a coreografia Volta pra Casa, e o reconhecimento de coreógrafa destaque na noite de sexta-feira.

O Grupo Movimentu’s tem também uma parceria com o Colégio Teutônia, sendo que este grupo participou na noite de quinta-feira. Na sexta e no sábado foram apresentações de grupos, conjunto, solos, duo, trios, da categoria minibaby até o adulto, envolvendo 140 bailarinas.

Troféus recebidos na noite de sexta pelo grupo Movimentu’s / Crédito: Luciana Brune
- publicidade -