Ivete Kist será patrona da 16ª Feira do Livro de Lajeado

530
Crédito: Divulgação

A 16ª Feira do Livro de Lajeado ocorrerá do dia 17 ao dia 21 de agosto na Praça da Matriz e terá como patrona a escritora e professora Ivete Kist. O evento é realizado pela Prefeitura de Lajeado em parceria com o Sesc Lajeado e terá como tema “Janelas Literárias”, em alusão ao centenário de nascimento do autor português José Saramago.

O convite feito pela Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) a Ivete, ocorreu na tarde desta quinta-feira (9/6), em solenidade na Biblioteca Pública Municipal de Lajeado.

A cerimônia contou com a presença dos promotores da Feira do Livro e integrantes da entidade literária. O presidente da Alivat, Deolí Gräff, também anunciou o homenageado deste ano, o historiador e escritor Waldemar L. Richter.

A diretora do Sesc Lajeado, Betina Durayski, destaca que o estudo e a dedicação de Ivete à literatura portuguesa são de extrema importância e se relacionam com a temática da feira. Segundo Betina, o lançamento oficial da Feira do Livro será na segunda-feira (25/7), data em que é comemorado o Dia do Escritor.

Gräff também destacou o valor de reconhecer escritores locais com a indicação da Alivat para a patrona da feira, e relembrou o fato de Ivete estar em Portugal quando José Saramago foi reconhecido com o Prêmio Nobel da Paz, em 1998.

Ivete expressou sua gratidão pela lembrança de seu nome e relembrou que estava com colegas pesquisadores na universidade de Lisboa ao saber da concessão do Nobel ao primeiro escritor de língua portuguesa. “O fato de Lajeado indicar um patrono e um homenageado da região é uma questão de generosidade, de se enxergar a virtude em nós mesmos, É algo para se cultivar, de fato, e é com humildade e alegria que recebo esta homenagem. Palmas para nós, que conseguimos reconhecer a nós mesmos”, ressalta.

O secretário da Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Rodrigo Reckziegel, destaca o trabalho pujante da produção literária da cidade e região. Reckziegel reforça o fato da criação do Sistema Municipal de Cultura, que pretende lançar editais para publicar obras via Fundo Municipal de Cultura.

O secretário também evidenciou a importância da patrona e do homenageado serem anunciados na Biblioteca Pública, palco da literatura.

Sobre a patrona
Professora, doutora em Letras e escritora, Ivete Susana Kist nasceu em 25/03/1952, em Pouso Novo, filha de Leo Kist e de Olga Mathilde Kist. Mudou-se para Arroio do Meio aos 6 anos, onde cursou o 1º e 2º no Colégio São Miguel.

Formada na terceira turma em Letras Português-Inglês em 20/12/1974 na então Fates, hoje Universidade do Vale do Taquari – Univates, em Lajeado.

Na PUCRS concluiu o mestrado em 1979 e o Doutorado em 1992. Realizou pós-doutorado na Universidade de Lisboa, Portugal, entre 1998 e 1999, e na Universidade do Texas em Austin, Estados Unidos, entre 2002 e 2003.

Atuou como professora de Literatura na Univates no período de 1976 a 2006, onde também exerceu cargos de chefe de Departamento, Diretora de Faculdade, Pró-Reitora e Vice-Reitora.
Publicou as seguintes obras: 1. Gonçalves de Magalhães e o Teatro do primeiro Romantismo. Porto Alegre; Lajeado: Sulina e Univates, em 1993, sua tese de doutoramento, com 224 p. 2. Umas leituras e outras conversas. Lajeado: Univates, em 1997, seleção de crônicas publicadas em sua coluna semanal no jornal “O Alto Taquari”, de Arroio do Meio. 3. Melodrama o gênero e sua permanência. São Paulo: Ateliê, em 2000, com 162 p. 4. O Vale do Taquari: sinais de uma identidade (Org.) Lajeado: Univates, em 2002. Mantém uma coluna semanal no jornal O Alto Taquari, de Arroio do Meio, intitulada “Carta Branca”. Reside em Lajeado.

Em 12/12/2011, foi empossada como acadêmica da Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat), na Cadeira nº 15, sendo seu Patrono o escritor Décio Freitas.

Sobre o homenageado
Waldemar Laurido Richter, natural de Forquetinha, é filho de José Urbano Richter e Selmira Richter. Casado com Olinda Richter, é pai de Paulo César, José Paulo, Luiz Carlos e Günter Heinz. Conclui formação em nível superior em Licenciatura em História pela Universidade de Caxias do Sul.
Além disso, fez cursos de Língua e Cultura Alemã nos Goethe Instituts de Schwäbisch, Baden Wüntemberg e Murnau, Bayern na Alemanha.

Foi professor da redes municipal e particular de Lajeado. Liderou e se envolveu em diversos projetos importantes para o Vale do Taquari, entre eles o desfile do centenário de Lajeado em 1991 e foi fundador e idealizador do Parque Histórico de Lajeado.

Também foi vereador e secretário de Turismo em Lajeado e prefeito de Forquetinha por três mandatos.

Dedicado ao resgate de histórias de famílias e da colonização alemã na região, tem diversas obras publicadas, entre elas Nel passato si cantava cosi, compilação de cantos em língua italiana, com 34 páginas; compilação de cantos em alemão Mein Liederheft, com 2ª edição; em 1992, lançou Weinachten/Ostern – Theater – Lieder – Gedichte – uma compilação de textos para teatro, cantos e poesias a serem recitadas, com 96 páginas.

Em 1998, lançou o livro Família Richter – Suas origens, sua história; em 30/09/1994, em coautoria com Wolfgang Hans Collischonn, publicou Nossa Origens – Unsere Herkunft. Em 2000, publicou Arquitetura em Enxaimel, bilíngue.

Em 2015 publicou o livro Família Doebber – Um século e meio de História no Brasil 1851-2006, com 116 páginas, ilustradas com 36 fotos e em 2019, publicou a obra Nie Gedacht (Nunca Pensei) – Família Bauer.

- publicidade -