Copa Infantil movimenta campos do centro e interior de Estrela

517
Partidas ocorrem até sábado (23/7) em diversos gramados / Crédito: Rodrigo Angeli / Divulgação

Cerca de 600 atletas – entre 9 e 14 anos – de 30 times e 12 clubes de todo o Estado disputam a 1ª Copa Cidade de Estrela de Futebol Infantil. A abertura da competição ocorreu na noite dessa segunda-feira (18/7), na sede campestre da Soges, em Estrela. A competição prossegue com jogos diários na Soges e campos do interior do município até o próximo sábado (23/7).

Participam 12 clubes do Vale do Taquari e Rio Pardo, como também Serra Gaúcha, Região Metropolitana e capital gaúcha. Entre eles, Juventude de Caxias do Sul e Cruzeiro de Porto Alegre. Também participam Estrelas do Futuro (Estrela); Ale/Nova Estrela (Lajeado/Estrela); Pratas da Casa (Arroio do Meio); Edufut (Santa Clara do Sul); Costa e Silva (Porto Alegre); CTE/Imigrante (Roca Sales e Imigrante); PFC (Ilópolis); Juventus (Teutônia); Agesc (Santa Cruz do Sul). Estão em disputa as categorias Sub-14, Sub-12, Sub-10 e Sub-9.

Sonhos

Para a abertura, que contou com a presença do vice-prefeito João Carlos Schäfer, o secretário da Setcel, Joel Mallmann, e o diretor da EZR, José Mário, estiveram presentes integrantes das delegações. “Corram atrás de seus sonhos. Eu, que sempre fui perna de pau, não consegui ser jogador, mas corri atrás de outros sonhos. Façam sempre o mesmo”, disse o secretário aos pequenos.

A delegação do Juventude chamou a atenção das demais. Já na chegada, entoando cânticos, os garotos tomaram a arquibancada. São 110 atletas – dois times por categoria e diversas comissões técnicas. Entre eles o coordenador geral da escola de futebol do clube, Jonas Rosa, e o ex-jogador profissional Luciano Marreta, que teve passagens pelo próprio Juventude – campeão da Copa do Brasil de 1999 –, Grêmio, Goiás e futebol do exterior. “Bom demais, Estrela está de parabéns”, resumiu Rosa.

Tranquilidade do interior

Menor – 19 atletas da categoria Sub-14 – e mais tímida, a delegação do Cruzeiro, por sua vez, chamava a atenção das demais pelo porte dos garotos. O técnico Pedro Pereira comenta. “É importante proporcionar essas competições e experiências de vida, onde além de atuarem contra meninos da idade deles de fato, pois geralmente treinam e jogam contra os mais velhos, estão aqui conhecendo novos lugares e culturas”, avalia.

O seu atleta, Sérgio Machado Júnior, ou “Índio” como é conhecido, tem 14 anos. Já jogou na base do Inter e desde outubro está no Cruzeiro. “Gosto muito de futebol. E esses torneios são divertidos. Saímos de casa, viajamos. Já havia ouvido falar de Estrela, mas não conhecia. Tudo muito tranquilo, pouco trânsito, parece bem organizada”, explica o jovem que é de Porto Alegre, mas que assim como toda a delegação, está hospedada na Linha Lenz, interior do município e uma das sedes dos jogos.

A impressão do jovem atleta do Cruzeiro não foi muito diferente da do casal Alisson e Silvia Lago, de Caxias do Sul, que veio acompanhar o filho Gabriel (9). “Estou há poucas horas na cidade. O que já deu para perceber é que se trata de uma cidade tranquila, organizada, ruas limpas, trânsito calmo e de um povo muito receptivo”, diz. Pessoas de Porto Alegre, Xangrilá, Teutônia, Encantado, Arroio do Meio e outras também estavam presentes na abertura. Segundo estimativa, pelo menos 500 familiares de atletas devem vir a Estrela.

- publicidade -